sexta, 26 de abril de 2024
Segurança

Ipem-SP verifica Equipamentos de Proteção Individual

Uso é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes

28 Abr 2021 - 07h22Por Redação
Em todo o mundo são registrados, a cada ano, 270 milhões de acidentes no trabalho - Crédito: DivulgaçãoEm todo o mundo são registrados, a cada ano, 270 milhões de acidentes no trabalho - Crédito: Divulgação

Nesta quarta-feira, 28, é comemorado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro, fiscaliza desde 2010 os Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 

O uso do EPI é fundamental para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho. Além disso, o EPI também é usado para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida dos profissionais durante e depois da fase ativa de trabalho.

O EPI certificado pelo Inmetro e fiscalizado pelo Ipem-SP é composto por capacetes de segurança para uso na indústria, trava-quedas, equipamentos para trabalho em altura (cinturão, trava-queda e talabarte), luvas cirúrgicas, não cirúrgicas e contra agentes biológicos, luvas isolantes de borracha, máscaras semifaciais, entre elas, podem ser enquadradas como PFF1, PFF2 ou PFF3, de acordo com sua eficiência de filtragem. A máscara de maior eficiência é a PFF3, porém apresenta maior resistência à respiração, ou seja, será mais difícil sua utilização por um período mais longo.

"O Ipem-SP realiza a fiscalização destes equipamentos nos fabricantes, importadores, distribuidores e varejistas para que sejam disponibilizados ao consumidor apenas produtos certificados, que passaram por ensaios que garantam a qualidade do produto e a segurança do trabalhador", explica o superintendente, Ricardo Gambaroni. 

Segundo o diretor do Centro de Fiscalização da Conformidade de Serviços do Ipem-SP, Harisson Mattos Ferraz, "desde 2008 os EPI foram sendo regulamentados, então a fiscalização do Ipem-SP começou em 2010. Porém, existem EPI que foram regulamentados somente em 2012. O primeiro item regulamentado foi o capacete de segurança para uso na indústria, em 2008, e no ano seguinte, 2009, as luvas isolantes e as máscaras (peça semifacial filtrante). Os Equipamentos de Proteção Individual possuem regulamentos específicos, portanto, a fiscalização obedeceu aos requisitos e aos prazos específicos de cada EPI ".

Desde o início da obrigatoriedade da verificação de itens que compõe o EPI, o Ipem-SP fiscalizou 25.122 capacetes, 3.288 luvas isolantes, 652.300 luvas para procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos, 1.345 coletes de alta visibilidade, 1.699 talabartes (dispositivo conectado ao cinturão), 1.699 cinturões, 1.052 trava-quedas e 18.958 máscaras semifaciais. 

A escolha do dia 28 de abril se deve a uma data fatídica para 78 mineiros norte-americanos que morreram, em 1969, vítimas de uma explosão na mina em que trabalhavam, no estado da Virginia. Em 2003, a OIT instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que no dia 28 de abril fosse celebrado no País o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Criada em 28 de abril de 2003 pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Dia Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, é uma homenagem às vítimas dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Anualmente, é escolhido um tema para debate mundial, com a finalidade de criar uma cultura de prevenção de acidentes.

Segundo informações da OIT, em todo o mundo são registrados, a cada ano, 270 milhões desses acidentes e 160 milhões de doenças relacionadas ao trabalho.

Leia Também

Últimas Notícias