sábado, 27 de abril de 2024
Entretenimento

Sesc São Carlos promove bate-papo sobre literatura e música

29 Jun 2016 - 05h42
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Sesc São Carlos tem uma atração bem diferente nesta quinta-feira, 30, a partir das 19h30, com um diálogo que envolve literatura e música. O evento será realizado no teatro e a entrada é gratuita. A retirada dos convites poderão ser retirados na secretaria.

O convidado para este bate-papo será Guga Santos, músico, compositor, artista plástico, capoeirista e educador com formação em arte popular com mestres pernambucanos como Isa do Amparo, Mestre Sapo, Mestre Salustiano e Mestre Galo Preto. Atualmente é mediador de leitura do projeto Espaço Ler na Escola.

LITERATURA

Uma série de encontros para um diálogo multifocado sobre literatura a partir das experiências com o projeto Espaço Ler na Escola.

Mediação de Ana Lívia Castro, formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em estudos literários pela mesma instituição, contadora de estórias, educadora e psicanalista lacaniana em formação.

Mestre Galo Preto e a tradição oral: a literatura viva fora dos livros

As estórias que nos conta Mestre Galo Preto não estão em livros, tampouco são ensinadas em escolas ou universidades. Formado na tradição oral, Galo Preto representa uma rica tradição literária que tem na figura dos mestres e mestras sua forma de perpetuação. Uma literatura viva que se atualiza a cada cantoria e em cada improviso de seus cantadores. 

Mestre Galo Preto nasceu em 1935 no agreste de Pernambuco, é repentista desde os 9 anos. Em 2011, foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ainda criança foi apadrinhado pelo escritor Ascenso Ferreira e teve como parceiros, Jackson do Pandeiro, Cauby Peixoto, Arlindo dos Oito Baixos, Luiz Gonzaga e Jacinto Silva.

Leia Também

Últimas Notícias