sábado, 27 de abril de 2024
Atividades gratuitas

Des-Ocupe-se promove atividades com foco na leitura e série de oficinas

10 Jun 2019 - 08h32Por Redação
Des-Ocupe-se promove atividades com foco na leitura e série de oficinas - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As próximas semanas no Sesc São Carlos serão de muita criatividade e asas para a imaginação. Com atividades gratuitas para jovens de todas as idades.

Trata-se do projeto Des-Ocupe-se, um espaço temporariamente des-ocupado inspira uma série de oficinas e intervenções com foco na leitura e escrita que buscam despertar um olhar mais atento e sensível para as histórias invisíveis ao nosso redor e para si mesmo e provocar a criação poética, o fazer e o pensar como caminhos prazerosos de expansão do cotidiano.

Uma porta aberta para quem quiser entrar, perambular, se demorar, explorar, conversar, silenciar, ler, escrever ou simplesmente estar.

Crianças

Vivência

Sem Pé nem Cabeça

Com Educadores do Sesc

A partir da mediação de leitura o público é convidado a confeccionar de forma lúdica e criativa um livro/objeto, por meio de dobras e cortes numa única folha.

Dias 11 e 14/6, terça e sexta, às 16h30

Área de convivência interna. Grátis - Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados.

Indicado para crianças a partir de 6 anos.

Vivência

Personagens Híbridos

Com Educadores do Sesc

Personagens inventados coletivamente, parte por parte, compõem um varal ilustrado onde é possível recriá-los e alterar sua forma, convidando o público a brincar com a construção de biografias e narrativas que envolvem estas criaturas.

Dias 19 e 26/6, quartas, às 16h30

Área de convivência interna. Grátis - Lugares limitados. Livre

Dança

Intervenção

Série Cartocoreográfica

Com Núcleo Tríade

Um olhar atento para a construção, ocupação e modo-de-vida na

cidade: os usos e os fluxos de um território - sua "coreografia cotidiana" - são mapeados, nomeados e "rotulados". Com fitas adesivas e canetas Piloto, imprimem-se rastros do/no espaço vivo: ações cotidianas e corriqueiras como o sentar e esperar, falar ao telefone, engraxar, vender, comprar, conversar, ler, entre outras, ganham um contorno

delineado em fita adesiva e um nome ou legenda. Por meio das divisões e organizações plásticas delineadas, novas coreografias do tecido urbano ganham visibilidade, construindo uma instalação das "coreografias ordinário de todo dia". Coordenação: Adriana Macul e Mariana Vaz. Criação: Adriana Macul, Carolina Nóbrega, Laura Bruno e Mariana Vaz.

Dia 20/6, quinta, às 13h30

Área de convivência interna. Grátis. Livre

Literatura

Oficina

Crônica: quem fez, quem faz, como fazer?

Com Fabrício Corsaletti

O que é crônica? Quais são as aproximações e especificidades da crônica em relação a outros como a reportagem, o ensaio e o poema em prosa? Quem são os grandes cronistas do século XIX e XX? E os cronistas contemporâneos mais relevantes? Essas e outras questões são discutidas a partir da leitura de textos escolhidos e indicados e do exercício de escrita deste gênero que transita entre a observação do cotidiano e o devaneio poético.

Fabrício Corsaletti é formado em Letras pela Universidade de São Paulo, autor de diversos livros de poemas, contos e crônicas, entre eles King Kong e Cervejas, Esquimó, Quadras Paulistanas (Companhia das Letras, 2008, 2010 e 2013) e Perambule (Ed. 34, 2018). É colunista da revista sãopaulo e da Folha de S. Paulo onde publica quinzenalmente poemas e crônicas.

Dia 14/6, sexta, às 19h

Dia 15/6, sábado, às 14h

Área de convivência interna. Grátis - Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Lugares limitados.

Não recomendado para menores de 15 anos. De 1 a 6: exclusivo para pessoas com Credencial Plena. A partir do dia 6, para outras credenciais e demais interessados.

Intervenção

Ocupação Jornal das Miudezas - Montagem em construção

Com Sorver Versos

Montagem da Ocupação, da intervenção nas paredes do espaço expositivo e ambientação. O processo acontecerá em horário de funcionamento, com sinalização, para que o público veja o processo.

Dia 16/6, domingo, às 9h

Área de convivência interna. Grátis - Lugares limitados. Livre

Oficina

Para lembrar que o pequeno é importante

Com André Gravatá, escritor e educador e Serena Labate, artista plástica e educadora

A oficina convida à prática da escrita das pequenas histórias invisíveis que vivem ao nosso redor e escapam ao olhar apressado e pouco atento às miudezas da experiência do cotidiano. A leitura de autores como Manoel de Barros, Conceição Evaristo e Wislawa Szymborska e proposições que exercitam a desautomatização da percepção inspiram a confecção manual por cada participante de uma publicação poética que fará parte de seu acervo pessoal de descobertas e encantamentos diários.

Dia 16/6, domingo, às 14h

Área de convivência interna. Grátis - Inscrições pelo portal sescsp.org.br/saocarlos ou na Central de Atendimento. Lugares limitados.

Não recomendado para menores de 15 anos.

Encontro

Pausa com histórias

Com a Bibliotecária do Sesc

Vamos dar uma pausa? Conheça parte do nosso acervo de livros para uma leitura "mais ou menos rápida" ou participe das mediações de histórias.

Dias 18 e 25/6, terças, às 14h30

Área de convivência interna. Grátis - Lugares limitados.

Livre

Ateliê

A menor-maior exposição do mundo

Com André Gravatá, escritor e educador e Serena Labate, artista plástica e educadora

A partir do encontro com versos escondidos num livro, numa parede ou num lugar qualquer, desdobra-se o convite para a criação de desenhos em pequeninos papéis. Feitas pelos próprios visitantes, as miniobras de arte passam a integrar a galeria da menor-maior exposição do mundo.

Dia 22/6, sábado, às 14h

Área de convivência interna. Grátis - Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados. Livre

Intervenção

Trote poético

Com André Gravatá, escritor e educador e Serena Labate, artista plástica e educadora

A reinvenção da saudosa telemensagem, agora, sem custos adicionais. Dois artistas oferecem telefones e uma coleção de textos poéticos para quem aceitar a proposta, o desafio, de fazer uma chamada, um contato afetivo, poético e talvez até anônimo.

Dia 23/6, domingo, às 14h

Área de convivência interna. Grátis - Sem retirada de ingressos. Lugares limitados.

Livre

Oficina

Notícias para Des-Ocupar-se

Com Educadores do Sesc

Que tal recriar os textos do jornal? Com imaginação poetizaremos as notícias cotidianas.  

Dia 28/6, sexta, às 19h30

Área de convivência interna. Grátis. Lugares limitados

Não recomendado para menores de 14 anos

Ateliê

Quando nada acontece

Com Ângela Castelo Branco, artista, educadora e fundadora d'A Casa Tombada

O espaço se transforma numa oficina de leitura e escrita, num ateliê aberto para criações e experimentações com as palavras de forma livre e contínua. Mesas, cadeiras, livros, papeis, máquina de escrever, canetas e outros objetos de aconchego criam uma espécie de esconderijo, um lugar de intimidade e quietude para o vagar do pensamento, para o passeio da imaginação. Com pequenas sugestões e provocações poéticas, a artista e educadora convida o público a parar, ficar e interagir.

Dias 29 e 30/6, sábado e domingo, às 14h

Área de convivência interna. Grátis - Inscrições no local e horário da atividade. Lugares limitados.

Livre

Tecnologias e Artes

Oficina

Experimentações Poéticas - Caixa de Diálogos

Com Educadores do Sesc

Uma caixa tem a pergunta, a outra tem a resposta. Desafie-se enxergar poesia nesse encontro aleatório.

Venha você também criar a sua pergunta-resposta para compor nossa caixa de diálogos. 

De 12 a 26/6, quartas, às 19h30

Área de convivência interna. Grátis - Sem retirada de ingressos. Lugares limitados.

Livre

Leia Também

Últimas Notícias