sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Cia Viagens Musicais apresenta espetáculo infantil que resgata tradições folclóricas no SESC São Carlos

Em "Festa no Fundo do Mar", as quatro educadoras musicais contam histórias usando materiais lúdicos e ao som de canções populares e de clássicos da música brasileira

04 Ago 2022 - 07h39Por Assessoria
"A Cia Viagens Musicais foi a realização de um sonho: de levar a sala de aula para o palco", afirmaa educadora musical e violonista Flora Reyes  Foto: Will Veltroni - "A Cia Viagens Musicais foi a realização de um sonho: de levar a sala de aula para o palco", afirmaa educadora musical e violonista Flora Reyes Foto: Will Veltroni -

Um convite para embarcar numa aventura ao fundo do mar, conhecer as belezas do oceano e fazer amigos inusitados, como o tubarão. Tudo ao som de canções divertidas e cheias de ritmo.Esse é o roteiro de "Festa no Fundo do Mar", espetáculo da Cia Viagens Musicais, que vai ser apresentado no Sesc em São Carlos, no próximo sábado (6), às 16h.

Para essa viagem pelo mundo da imaginação, as quatro educadoras musicais usam materiais lúdicos, como tecidoscoloridos, bonecos gigantes e objetos que se transformam em brinquedos durante o espetáculo. E as histórias são conduzidas por canções populares como "Peixinhos do Mar", composições de grandes nomes da música brasileira como João Donato e Dorival Caymmi,além de músicas autorais do grupo.

"Esse espetáculo traz o desejo de reviver as grandes festas de celebração da vida e foi pensado com afeto, para despertar memórias, sentimentos e emoções. As famílias que vierem participar, podem esperar momentos musicais bem inusitados, com os bichos da praia e os seres do mar. Com canções que nos levam ao encantamento e à serenidade das águas", explica a educadora musical e percussionista, Manu de Souza.

Essa é a primeira apresentação da companhia, que nasceu em São Carlos, depois do isolamento provocado pela COVID-19. Com a pandemia e os cuidados que ela exige, as quatro educadoras tiveram que reinventar o modo de fazer espetáculos.

"Antes da pandemia, a gente tinha uma dinâmica em que uma de nós sempre descia do palco e ia junto com as crianças no tatame montado para a plateia para conduzir uma brincadeira, para estimular o 'fazer junto'. Usávamos, por exemplo, tecidos que simulavam as ondas do mar e as crianças se envolviam, diretamente. Agora, com a pandemia, a gente não pode mais ter esse contato direto. Com isso, nós inserimos mais músicas e brincadeiras no espetáculo, para que, mesmo que a gente fique o tempo todo em cima do palco, a animação continue a mesma e as crianças e as famílias interajam com a gente", conta a educadora musical e percussionista Flávia Hafisa.

Cia Viagens Musicais o início da jornada

 

A Cia. Viagens Musicais nasceu em 2016, quando ex-alunas do curso de Educação Musical da UFSCar, que já trabalhavam profissionalmente como educadoras em instituições públicas de São Carlos, resolveram se unir para construir projetos que conciliassem educação e performance artística.

"Eu recebi um convite de uma amiga minha que trabalhava no SESC Santo Amaro como programadora cultural para fazer um ciclo de vivências de musicalização e eu convidei a Flávia Prazeres para fazer esse projeto comigo. E deu tão certo, que o SESC Santo Amaro nos convidou para fazer shows no carnaval em 2017, com base nos roteiros criados nessas vivências. Para essas apresentações, eu chamei também a Flávia Hafisa, com quem eu tocava em um grupo de samba, e a Manu de Souza, com quem eu trabalho na FESC em São Carlos. E foi assim que a companhia nasceu. Foi a realização de um sonho: expandir os limites daeducação musical para muito além da sala de aula e, dessa forma,poder levar conteúdo de qualidade para as crianças também no palco", explica a educadora musical e violonista Flora Reyes, que também é produtora da companhia.

De 2016 pra cá, a Cia Viagens Musicais cresceu e hoje realiza, além dos shows musicais, oficinas de musicalização e contação de histórias musicadas. O quarteto é formado por Flora Reyes (voz e violão), Flávia Prazeres (voz e cavaco), Manu de Souza (voz e percussão) e Flávia Hafisa (voz e percussão). 

"Nós percebemos que havia muitos grupos fazendo música autoral de primeiríssima qualidade para esse público, mas poucos dedicados à preservação das canções tradicionais, como se essas músicas fossem menos importantes, por serem conhecidas demais. Mas no campo da educação musical,as músicas folclóricas são muito valorizadas pela memória afetiva que despertam e nós acreditamos que, ao mantê-las,a cultura de um povo permanece viva. Então, quando montamos o grupo,focamos nessa ideia de valorizar a música brasileira e o cancioneiro popular. Não é porque as músicas são feitas para crianças que têm que ser simplórias. Ao contrário. Queremos formar ouvintes sensíveis que, desde cedo, saibam ouvir música de qualidade", conclui a cavaquinista do grupo e educadora musical da rede municipal de São Carlos, Flávia Prazeres.

 

SERVIÇO:

"Festa no Fundo do Mar" Cia Viagens Musicais

Data: 6 de agosto

Local: Sesc São Carlos

Horário: 16h

Ingressos: Grátis Retirada limitada a 1 ingresso por pessoa, com uma 1h de antecedência.

 

 

Leia Também

Últimas Notícias