sábado, 27 de abril de 2024
Entretenimento

Carnaval de São Carlos começa domingo na avenida

16 Fev 2012 - 17h51

Neste final de semana, a avenida Trabalhador São-Carlense será palco de uma festa que comemora um dos maiores eventos do nosso país, o carnaval. Em São Carlos, as comemorações acontecerão de 18 a 21 de fevereiro.

Há vários meses, a Prefeitura de São Carlos, por meio da coordenadoria de Artes e Cultura, vem preparando o carnaval da cidade através de reuniões com a Liga das Escolas de Samba, elaboração de editais, licitações, reuniões, divulgações e encontros, tudo isso para que o carnaval da cidade e dos distritos sejam organizados, animados e seguros.

Para dar início às festividades, foi realizado no último dia 7 as eleições de Rei Momo e Rainha do Carnaval no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro. Venceram o concurso Carlos Eduardo de Almeida, como Rei Momo, e Aline Maria de Mattos Vaz como a Rainha do Carnaval.

Este ano, farão parte do desfile de rua, que será realizado no dia 19 às 20h, quatro escolas de samba: Acadêmicos São Carlos 8, Independente, Rosas Negras e Vila Izabel.

A escola Acadêmicos São Carlos 8 descerá a avenida com o samba enredo “Independente grande paixão, linda constelação”. Já a escola Acadêmicos São Carlos terá como tema de samba enredo o “Grito da Comunidade” falando sobre seu bairro e sua escola.

A escola Rosas Negras traz em seu enredo o tema “S.O.S. Natureza”  que trata sobre preservação da nossa natureza e sobre o aquecimento global. A escola Vila Izabel levará à avenida um samba com o tema “Raiz, Herança e Dignidade – Samba de um Povo” que retrata a importância da escola para seus participantes.

O desfile das escolas campeãs será no mesmo dia do desfile dos blocos de carnaval, que contará com dois este ano, “Boi da Cara Preta” e “Rochedo de Ouro”, e com seis carnavalescos que prometem encantar a avenida exibindo 13 fantasias de luxo.

A infraestrutura do desfile promete conforto e segurança. O local será mais iluminado, contará com câmeras de segurança, praça de alimentação, sanitários, arquibancadas, seguranças contratados, grades de proteção, entre outros.

Além, de um grande contingente de pessoas trabalhando, como a Guarda Municipal, Defesa Civil, agentes de trânsito, SAMU, equipes de várias secretarias, como limpeza pública, fiscalização, elétrica, apoio para eventos, Polícia Milita, entre outros, para garantir a realização do evento. Ao todo serão 400 integrantes da Prefeitura para organizar o evento no qual envolvem as seguintes secretarias: Transporte e Trânsito, Saúde, Serviços Públicos, Cultura, Educação, Governo, Fazenda e Comunicação.

O desfile das escolas de samba acontecerá no domingo (19), às 20h, na Av. Trabalhador São-Carlense, entre as ruas Rui Barbosa e Alexandrina.

A apuração do concurso será no Ginásio Milton Olaio Filho na segunda-feira (20) às 10h30. Ainda na segunda-feira será o desfile das escolas campeãs, das fantasias de luxo e dos blocos carnavalescos às 20h.

Segurança – Na tarde desta quinta-feira (16), representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Agentes de Trânsito, segurança particular e organização do evento se encontraram na avenida Trabalhador São-carlense para discutir o esquema de segurança para os dias de festa. Segundo o comandante da Guarda Municipal, João Luiz Tozato, 400 pessoas vão estar envolvidas no evento. “Além da segurança física, vamos contar com o apoio de câmeras de vigilância para assegurar o bom andamento da festa”, relatou.

Leia Também

Últimas Notícias