sexta, 26 de abril de 2024
Coronavírus

Instituto de Física - USP entrega dois Rodos de Luz Ultra Violeta ( UV-C) à Santa Casa de São Carlos para descontaminar ambientes e combater o CoronaVírus – Covid 19 no Hospital

30 Mar 2020 - 13h13Por Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala Jornalista/Radialista do CEPOF – IFSC – USP
Instituto de Física - USP entrega dois Rodos de Luz Ultra Violeta ( UV-C) à Santa Casa de São Carlos para descontaminar ambientes e combater o CoronaVírus – Covid 19 no Hospital - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) cedeu hoje (30/03) à Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC) dois “Rodos UV-C” para a descontaminação dos pisos do hospital. Segundo o diretor do Instituto de Física de São Carlos – USP (IFSC), Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, os equipamentos foram desenvolvidos no próprio Instituto de Física de São Carlos - USP e que têm a particularidade de descontaminar grandes superfícies.

O desenvolvimento deste novo aparelho, que emite radiação ultra-violeta (UV), vem ao encontro das medidas adotadas na prevenção e combate ao COVID-19, neste caso concreto para a descontaminação dos pisos, evitando a propagação do vírus através dos sapatos. Os cientistas sabem que os vírus podem resistir durante muitas horas em diversas superfícies, como metais, vidros, plásticos, porcelanas, madeiras, e outras, e assim entendem que essa tecnologia vem contribuir diretamente no combate desta pandemia mundial. 

A radiação ultravioleta é a fração do espectro eletromagnético que abrange os comprimentos de onda abaixo da luz visível, variando de 200 a 400 nm. Essa fração é ainda subdividida em três tipos: UV-A com comprimentos de onda variando de 320 a 400 nm; UV-B com comprimentos de onda variando de 280 a 320 nm; e UV-C com comprimentos de onda variando de 200 a 280 nm, explica Prof. Bagnato.

Cada tipo de radiação UV é responsável por causar algum dano biológico. A radiação UV-A é a responsável por provocar alterações na pele, causando o envelhecimento. A radiação UV-B, além de atuar no envelhecimento da pele, é a principal responsável por causar mutações genéticas que levam ao desenvolvimento de câncer de pele. Mas, é a radiação UV-C, utilizada na tecnologia do “ rodinho de luz “ criado pelo IFSC –USP, que é considerada a mais deletéria, ou seja, na faixa germicida, e com total eficácia. Destacando que estes “Rodos UV-C” deverão ser utilizados durante 1 minuto ( em média) em cada metro quadrado da superfície a ser descontaminada, eliminando assim esse inimigo mortal invisível( CoronaVírus - Covid 19), que inclusive põe em risco a vida de pacientes em diversos tipos de tratamento hospitalar, e de toda equipe hospitalar. 

A tecnologia enfrenta o CoronaVírus, e ajuda a proteger os usuários do serviço público de saúde (hospitais , postos de saúde e outros), reduzindo os riscos de contaminação neste momento tão conturbado e arriscado que estamos passando. 

Fontes: Jornalismo Científico do CEPOF – IFSC –USP Ms. Kleber Jorge Savio Chicrala e diretoria do IFSC –USP  Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.  

Leia Também

Últimas Notícias