sexta, 26 de abril de 2024
Coronavírus

Comitê se reúne com representantes de atividades econômicas e religiosas e volta a recomendar o uso de máscaras

Somente nesses primeiros treze dias junho já foram registrados 2.988 casos positivos de COVID-19

14 Jun 2022 - 07h48Por Redação São Carlos Agora
Comitê se reúne com representantes de atividades econômicas e religiosas e volta a recomendar o uso de máscaras - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na tarde desta segunda-feira (13/06) com representantes das atividades econômicas e religiosas da cidade. A pauta da reunião foi a recomendação do uso de máscaras.

O coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Bill Moreira, recebeu o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, o diretor do CIESP São Carlos, Marcos Henrique dos Santos e representantes das Igrejas evangélicas.

O presidente do Comitê pediu a união de todos para o enfrentamento de mais uma onda da pandemia. O coordenador lembrou, ainda, dos esforços da gestão do prefeito Airton Garcia desde o início da pandemia para evitar uma grave crise no município. “A Prefeitura sempre analisou o quadro epidemiológico do município para tomar as medidas necessárias, por isso neste momento estamos reunidos com esses segmentos para pedirmos o apoio dos líderes religiosos e do comércio em geral para que mantenham os protocolos sanitários e uso de máscaras. Não queremos obrigar novamente o uso de máscaras, queremos a conscientização de todos”, explicou Bill Moreira, lembrando que nas repartições públicas, incluindo as escolas da rede municipal de ensino, o uso de máscaras permanece sendo obrigatório.

“Agradeço o Comitê que aceitou a sugestão da nossa Comissão para realizarmos a reunião com esses segmentos da sociedade. A nossa intenção foi orientar os líderes religiosos e os lojistas para que recomendem, respectivamente, aos seus fiéis e clientes, o uso de máscaras. O aumento dos números de infectados e a grande procura por atendimento nas unidades de saúde nos preocupam, não queremos retroceder. Também parabenizo o prefeito Airton Garcia pela decisão”, falou o presidente do Comitê de Saúde do Legislativo, vereador Lucão Fernandes.

“No mês de maio foram registrados 3.448 casos de síndrome gripal, uma média de 111 casos positivos por dia. Somente nesses primeiros treze dias junho já foram registrados 2.988 casos positivos de COVID-19, ou seja, quase 230 casos positivos por dia. O uso de máscara de proteção é uma das formas de evitar a disseminação do SARS-CoV-2, vírus que causa a covid-19. Ao lado das medidas de proteção que já conhecemos, como distanciamento social, lavagem frequente das mãos e a manutenção de ambientes limpos e ventilados, a utilização correta da máscara pode contribuir para minimizar a contaminação pelo vírus e por outros agentes infecciosos”, ressaltou Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.

Também participaram da reunião os secretários de Segurança Pública, Samir Gardini, de Comunicação, Mateus de Aquino, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o diretor do Departamento de Fiscalização, Rodolfo Penela, representantes do Procon, do Shopping Iguatemi, dos supermercados Savegnago e do Jaú Serve, da Ordem dos Advogados (OAB), de academias e de bares e restaurantes.

Leia Também

Últimas Notícias