domingo, 03 de março de 2024
Cidade

Xbot comemora fabricação do 100º robô

Empresa de São Carlos tem linha de robôs para educação e entretenimento

14 Out 2010 - 17h22

Com a entrega de dois pedidos, a empresa XBot, de São Carlos, comemora neste mês a fabricação do seu centésimo robô móvel. A companhia desenvolveu uma linha de robôs para os mercados de educação e entretenimento e está completando três anos de atuação nesse mercado.

Uma das unidades foi entregue à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outra para a empresa de software Autômatos, focada em Gestão de infraestrutura de Tecnologia e Segurança da Informação. As empresas receberam o RoboDeck, com plataforma robótica aberta e tecnologia inteiramente brasileira. O produto pode ser programado para a realização de atividades variadas, sobretudo nas áreas de pesquisa e educação. O RoboDeck tem ainda capacidade de se adaptar a projetos de alunos e professores e pode ser adquirido com vários acessórios e módulos, ou até peças independentes.

Antonio Valério Netto, diretor da empresa, ressalta que os robôs móveis de pequeno porte têm mercados em franca expansão. Segundo previsões do World Robotic Report 2008, da International Federation of Robotics (IFR), o mercado nos próximos anos terá crescimento superior a 20% ao ano. “No Brasil, a demanda por robôs móveis inteligentes encontra-se ainda oprimida devido aos altos custos de importação e posterior customização e manutenção dos produtos estrangeiros” explica.
“É importante comentar que uma educação técnica de qualidade, que permita o domínio da tecnologia de construção de sistemas complexos como, por exemplo, robôs móveis inteligentes, são fatores de diferenciação e valor agregado”, aponta o executivo.

Leia Também

Últimas Notícias