sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

USP realiza feira de profissões de 18 a 20 de agosto

17 Ago 2016 - 13h03Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Estudantes do ensino médio e vestibulandos que desejam conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos pela Universidade de São Paulo podem participar da 10ª edição da "Feira USP e as Profissões" nos dias 18, 19 e 20 de agosto. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) e será realizado no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP.

A feira reúne diversos cursos de graduação da USP, dispostos em estandes, com alunos e professores que esclarecem as dúvidas dos vestibulandos e alunos do ensino médio no que diz respeito aos cursos oferecidos, carreiras e profissões, diferenças entre os cursos, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, conteúdos programáticos e as especializações.

Além dos estandes apresentando cursos e unidades da USP, são oferecidas atividades interativas e complementares, como shows e palestras que permitem que o aluno entre em contato com a vida na Universidade. São fornecidas ainda informações sobre a isenção e redução da taxa do vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil na USP, formas de ingresso, entre outros.

USP SÃO CARLOS MARCA PRESENÇA

As unidades de ensino e pesquisa da USP São Carlos estarão presentes no evento.

A Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) irá apresentar uma seleção de alguns dos equipamentos utilizados no protótipo do carro elétrico de competição projetado e construído pela equipe Tupã - um grupo de atividades extracurriculares que concebe e produz veículos de corrida para participar dos desafios da Formula SAE. Além disso, professores e alunos estarão disponíveis para um amistoso bate-papo sobre os aspectos acadêmicos da Escola e esclarecer dúvidas dos interessados.

Mostrar o quanto as áreas de computação, matemática e estatística são atraentes é o objetivo do estande do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Os estudantes que visitarem o espaço poderão conhecer um robô que é capaz de seguir a luz e um carrinho que é acionado por um smartphone. Ambos foram produzido com uma plataforma chamada Arduino, uma ferramenta aberta e livre para o desenvolvimento de projetos de hardware e software.

Quem passar pelo estande vai receber o guia Faça Parte do Futuro, criado especialmente para esclarecer as dúvidas dos vestibulandos. Poderá, ainda, entrar em campo com os robôs do Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Há também atrações para quem gosta de se divertir com jogos e objetos de ensino de matemática, tal como a famosa Torre de Hanói.

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC) terá um estande na feira, no qual alunos e professores das escolas participantes terão a oportunidade de conversar com alunos e professores do Instituto, e ter acesso a informações referentes aos quatro cursos de graduação oferecidos no IFSC, além das atividades de extensão realizadas no Instituto, como a Escola de Física Contemporânea (EFC) e o Universitário por Um dia (1Dia), sendo que, no caso deste último, os interessados em participar poderão fazer suas inscrições diretamente no estande.

O IFSC também terá uma sala no Parque Cientec na qual docentes do IFSC, além do educador, Herbert Alexandre João, ministrarão palestras de divulgação da própria USP, trazendo esclarecimentos referentes às formas de acesso à universidade e assistências estudantis.

Além desses temas, as palestras também abordarão informações sobre a física e o mercado de trabalho, seguidas de demonstrações experimentais de física, que serão feitas com equipamentos dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF). "Isso pode ser considerado uma prévia de projetos que queremos executar em 2017, que visam realizar mais intervenções na capital relacionadas a atividades de extensão", adianta Herbert.

Como acontece desde a primeira edição da Feira, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) participará do evento, sob organização da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx), atualmente presidida pela professora Elisabete Moreira Assaf.

O objetivo principal é divulgar o curso de Bacharelado em Química da Unidade. Os monitores apresentarão experimentos químicos e estarão aptos também a informar sobre as diferentes atribuições e áreas de atuação dos diferentes profissionais da área Química (bacharéis, engenheiros e tecnólogos). Serão distribuídas tabelas periódicas dos elementos com informações sobre o curso.

PARTICIPE

A Feira USP e as Profissões é um evento totalmente gratuito e faz parte do Programa "USP e as Profissões". O evento é realizado duas vezes por ano, sendo uma na capital e outra em um campus do interior, em esquema de rodízio. A edição do interior de 2016 ocorreu em maio e reuniu mais de 15 mil participantes em Pirassununga.

Para participar, professores, estudantes e vestibulandos podem se inscrever gratuitamente no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. As inscrições são necessárias apenas para grupos de escolas e instituições, com o intuito de controlar o volume de pessoas presentes na Feira de Profissões. Haverá também atestado de participação para todos os inscritos online que responderem ao questionário de pesquisa. As inscrições individuais não são obrigatórias e são destinadas para pesquisa e acesso ao atestado de participação.

O horário de visitação é das 9h às 17h. O Parque Cientec, onde ocorre a feira, está localizado na Av. Miguel Stéfano, 4.200, Água Funda (em frente ao Zoológico) na capital paulista.

Leia Também

Últimas Notícias