sexta, 26 de abril de 2024
À distância

USP oferece curso gratuito na área de Processamento de Linguagem Natural

Inscrições podem ser feitas até 31 de outubro

19 Out 2021 - 07h42Por Laura Gazana
USP oferece curso gratuito na área de Processamento de Linguagem Natural -

Estão abertas as inscrições para o curso de Anotação de Córpus para Processamento de Linguagem Natural, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 8 de novembro até 6 de dezembro. Gratuito, o curso será ministrado na modalidade a distância.

O público-alvo são alunos de graduação e de pós-graduação das áreas de computação, letras e linguística. Para participar, é preciso ter acesso a computador e internet, habilidades de uso de softwares básicos como editores de texto, planilhas e aplicativos web, além de conhecimentos sobre gramática. Coordenado pelo professor Thiago Pardo, do ICMC, o curso será ministrado pelas pesquisadoras Adriana Silvino Pagano, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, e Magali Sanches Duran, pós-doutoranda no ICMC.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a ampliação dos conhecimentos em anotação de córpus, uma etapa fundamental para levar as pesquisas no campo de Processamento de Língua Natural (PLN) em português para o estado-da-arte.

Os encontros síncronos serão realizados às segundas-feiras, das 14 às 18 horas, por um período de cinco semanas, começando em 8 de novembro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP até dia 31 de outubro, por meio do link disponível nesta página: icmc.usp.br/e/f9cca

Não é preciso já ter login e senha no Sistema Apolo para se inscrever, basta inserir as informações solicitadas. É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que os inscritos receberão informações sobre como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Apolo, mas em outras plataformas como Google Meet ou Zoom.

Leia Também

Últimas Notícias