terça, 05 de março de 2024
Cidade

UPAs deverão ser reabertas em até 15 dias; Casa de Saúde pode se tornar Centro de Referência

25 Jan 2017 - 13h19
Foto: Marcos Escrivani - Foto: Marcos Escrivani -

A saúde de São Carlos está em crise. Nas palavras do secretário municipal Caco Colenci, "desorganizada". Entretanto, ele acredita que nos próximos meses a maioria dos problemas estarão solucionados e a população são-carlense deverá ter um atendimento de qualidade.

Na manhã desta quarta-feira, 25, aniversário de 463 anos de São Paulo, Caco concedeu entrevista exclusiva ao São Carlos Agora e pontuou os principais problemas que estão sendo 'atacados' e acredita que o trabalho realizado está no caminho certo.

A princípio salientou que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Cidade Aracy e Santa Felícia, recentemente fechados, deverão ser reabertos, no máximo, em 15 dias. Disse ainda que a Prefeitura Municipal entrou com processo de reintegração de posse da Casa de Saúde e Maternidade São Carlos e a meta é fazer com que o local se torne um Centro de Referência da Mulher, Idoso e da Criança. "Mas voltado para a saúde", enfatizou.

TÓPICOS

Abaixo, os princípios tópicos da entrevista, pontuados por Caco Colenci:

UPAs FECHAMENTO

"O fechamento das UPAs do Cidade Aracy e Santa Felícia deu-se pela falta de profissionais e para preservar a integridade física e patrimonial da Prefeitura. Havia a possibilidade de ocorrer agressão física, pois pessoas estavam alteradas emocionalmente".

UPAs ENCAMINHAMENTOS

"Com o fechamento daquelas UPAs, reforçamos a unidade da Vila Prado onde são feitos os atendimentos convencionais. Já os casos de urgência e emergência ocorrem na Santa Casa e a pediatria no Hospital Universitário".

UPAs ABERTURAS

"Vamos abrir licitação para contratar empresas que gerenciem as UPAs do Cidade Aracy e Santa Felícia. Acredito que em 15 dias tudo estará solucionado e elas serão reabertas".

MÉDICOS

"No dia 1º de fevereiro pelo menos 20 médicos especialistas estarão iniciando as atividades que serão concentradas na UPA Vila Prado. São profissionais concursados e que foram chamados pelo município. O Samu também será melhorado".

RPA

"Os médicos contratados pelo sistema RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) foi julgado irregular. Eles irão receber, mas através de decisão judicial. Os processos estão em andamento".

ENFERMEIRAS-CHEFES

"Na administração Paulo Altomani (PSDB), com a alegação de 'economia de gastos' foi extinta a função de supervisora das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Entretanto esta função retorna nesta administração e as 12 unidades de São Carlos terão enfermeiras-chefes que irão gerenciar as respectivas unidades. Os nomes poderão ser publicados nesta sexta-feira (27)".

CASA DE SAÚDE

"A Casa de Saúde e Maternidade São Carlos está desativada, mas há uma cláusula na documentação do imóvel onde da conta que ele pode ser utilizado somente com atividades voltadas para atendimento voltado a saúde. A Prefeitura Municipal já solicitou reintegração de posse, que deverá ocorrer ainda esse ano. Acontecendo isso a Secretaria de Saúde fará com que o local possa ser tornar um Centro de Referência voltado para a mulher, idoso e para a criança. Tudo na área de saúde. Não vamos mudar a essência a que foi destinado o imóvel".

PRIORIDADES

"No início de nossa gestão, pontuamos três prioridades: a primeira informatização na distribuição dos medicamentos; a segunda, entregar obras ora paralisadas para que sirvam a população; e a terceira, organização interna da secretaria, que hoje tem três problemas, um já solucionado, que são os médicos plantonistas na Santa Casa. Estamos trabalhamos ainda para 'atacar' a dengue e a questão dos médicos que foram contratados no sistema RPA, mas que já saiu a decisão judicial".

Leia Também

Últimas Notícias