Desde janeiro de 2017 inativa por falta de médicos plantonistas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Dra. Maria Dóris de Campos Pereira Lopes”, inaugurada em fevereiro de 2015 foi reativada às 15h desta sexta-feira, 31.
Os primeiros pacientes já foram atendidos e a perspectiva é de que pelo menos 200 pessoas do grande Santa Felícia seja atendida diariamente.
Localizada na avenida Miguel Petroni com a rua Bruno Ruggiero Filho, a UPA fará o atendimento de urgência e emergência 24 horas, melhorando o atendimento à população. A UPA com área de construção de 1.370,40m² distribuídos em dois pisos, contará a partir de agora com 50 profissionais. No período em que esteve aberta à unidade chegou a atender mais de 200 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) por dia.
Foram contratados assistentes administrativos, auxiliares de enfermagem e 12 médicos de urgência e emergência.
Após a reabertura o município vai informar o Ministério da Saúde e solicitar o recredenciamento da unidade para voltar a receber R$ 100 mil por mês do Governo Federal para custeio. Os recursos para o restante do custeio de uma unidade de urgência e emergência como do Santa Felícia, cerca de R$ 800 mil mensais, são provenientes de recursos do próprio município.
Quatro médicos de urgência e emergência vão trabalhar a partir de sexta-feira na UPA Santa Felícia, sendo dois por cada plantão de 12 horas.