sexta, 23 de fevereiro de 2024
Cidade

UPA da Vila Prado volta atender após ficar sem médicos

03 Fev 2017 - 09h09Por Redação
foto: Abner Santos/A Folha e Região - foto: Abner Santos/A Folha e Região -

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado retomou o atendimento à população na manhã desta sexta-feira, 3. Na noite desta quinta-feira, 3 a unidade deixou de atender pacientes por falta de quatro médicos.

Um cartaz foi colocado informando que não existiam profissionais para o atendimento e que os usuários deveriam procurar a Santa Casa. Consequentemente sobrecarregou o SMU da instituição.

A reportagem foi na manhã desta sexta-feira, 3, até a unidade e pode constatar o funcionamento normal da unidade. A prefeitura marcou uma coletiva de imprensa às 11h30 com o secretário de Saúde, Eduardo Colenci, para falar sobre o fechamento da UPA.

FECHAMENTO DAS UPAS

O município de São Carlos está com duas UPAs fechadas há 10 dias, a do Santa Felícia e do Cidade Aracy por falta de médicos. Os profissionais que atuavam nos locais eram contratados no Regime de Pagamento Autônomo (RPA). O prefeito Airton Garcia (PSB) diz que está impedido de fazer o pagamento, mas o que existe até o presente instante é uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE­SP), que pediu mudanças na adoção de regime de contratação.

No final da tarde desta quinta-feira, 2, a Prefeitura Municipal se pronunciou sobre a não apresentação dos médicos de quatro médicos na UPA da Vila Prado, que estavam escalados para o plantão. Um apresentou atestado médico e outros 3 não justificaram a falta.

A Secretaria esclareceu, ainda, que esses plantonistas já fazem parte da rede pública de saúde, portanto os faltosos não fazem parte dos 20 admitidos na última quarta-feira, dia 1º, pela Prefeitura. Os plantonistas recém-contratados estão na escala desta sexta-feira, 3, na UPA Vila Prado.

Neste momento a Secretaria de Saúde tenta um remanejamento para agilizar o atendimento na unidade, lembrando que o atendimento de urgência e emergência para crianças continua sendo realizado no Hospital Universitário Dr, Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar). Já o atendimento de urgência e emergência para adultos, além da UPA Vila Prado, também está sendo realizado no SMU da Santa Casa.

A Secretaria tomará medidas administrativas para apurar o caso. (Abner Santos - A Folha São Carlos e Região)

Leia Também

Últimas Notícias