sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Umidade relativa do ar atinge os 20%

30 Jul 2015 - 21h07
0 - 0 -

A Defesa Civil de São Carlos informa que nesta quinta-feira (30), a cidade chegou ao estado de alerta devido à baixa umidade do ar, que chegou a marca dos 20%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que os valores ideais de umidade relativa do ar devem estar na faixa de 40% a 70%. 

Segundo dados levantados pelo coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, a umidade do ar, na última terça-feira (28), estava em 30%, tendo um pequeno aumento na quarta-feira (29), com 34% e queda nesta quinta-feira, que às 17 horas, no centro da cidade atingiu os 20%. A oscilação da temperatura máxima para os próximos dias é de 29 graus de para a máxima ate 13 graus de mínima, sem previsão de chuvas.

De acordo com Caballero, a baixa umidade provoca o ressecamento das mucosas e da pele, o que requer da população maiores cuidados com a saúde. No estado de atenção, com umidade do ar entre 21% e 30%, a orientação é consumir muita água, evitar exercícios físicos entre as 11hs e 15hs, se proteger do em locais sombreados e áreas com vegetação e utilizar toalhas molhadas, recipientes com água (bacias, por exemplo) e vaporizadores.

No estado de alerta, com umidade do ar entre 12% e 20%, seguir as mesmas orientações do estado de atenção, no período das 10h às 16h não fazer exercícios físicos ao ar livre, umedecer os olhos com soro fisiológico e evitar aglomerações em locais fechados.

Já no estado de emergência, com umidade ar abaixo dos 12%, além das recomendações anteriores, no período das 10h às 16h, os ambientes internos devem ser umedecidos, nesse período, aulas, cinemas ou qualquer atividade que exijam aglomerações devem ser evitados. A orientação é interromper qualquer atividade ao ar livre como ginástica, aulas de educação física, serviços externos como coleta de lixo e de correios.

Leia Também

Últimas Notícias