sábado, 25 de maio de 2024
Cidade

UFSCar/CNPq lança livro sobre Análise do Discurso em evento nacional

Coletânea reúne autores de universidades brasileiras e francesas que abordam temas diversificados da área

05 Jul 2015 - 09h22
0 - 0 -

No dia 7 de julho, terça-feira, será lançado o livro "Análise do discurso: continuidades, calibragens, interfaces", durante o 63º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), que acontece de 6 a 9 de julho na Unicamp. A obra foi elaborada pelo Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDiM) da UFSCAr/CNPq, sediado no Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de São Carlos.

O livro é co-organizado por Roberto Leiser Baronas, docente do DL da UFSCar, e por Lígia Mara Boin Menossi de Araujo e Samuel Ponsoni, ambos alunos do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) e bolsistas da Fapesp. A publicação tem apoio financeiro da Fapesp e foi publicado pela Editora Paulistana de São Paulo.

Trata-se de uma coletânea de 409 páginas, organizadas em 21 capítulos produzidos por diferentes autores, ligados ao LEEDiM-UFSCar/CNPq e a diferentes universidades brasileiras, entre elas UFSCar, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e também universidades francesas - Paris IV - Sorbonne Nouvelle e Université Paris-Est Creteil Val de Marne (UPEC). "Os autores encontram-se em diferentes estágios de pesquisa: no livro são colocados, lado a lado, textos de experientes e de jovens pesquisadores do discurso, configurando dessa maneira uma aventura coletiva e democrática sobre o discurso", explica Baronas.

Segundo ele, os fatos de discurso tomados como objeto de estudo nessa coletânea são os mais diversos. "Transitam dos discursos que sustentam os manuais escolares franceses do século XIX até os que ancoram discursivamente as derrisões do YouTube ou, ainda, os que suportam internacionalmente os discursos sobre o desenvolvimento sustentável", exemplifica o professor.

O lançamento do livro "Análise do discurso: continuidades, calibragens, interfaces" acontece no dia 7 de julho, a partir das 18 horas. Mais informações sobre a obra podem ser obtidas pelo email ligiamenossi@gmail.com.

 

Leia Também

Últimas Notícias