domingo, 21 de abril de 2024
Cidade

UFSCar recebe inscrições de alunos do ensino básico para aulas de matemática

25 Mar 2015 - 17h30

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com vagas abertas para alunos do ensino fundamental e médio que tenham interesse em participar de aulas de matemática durante este semestre. As aulas integram a Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) “Desmitificando a Ciência: Matemática no Ensino Básico”, que busca integrar alunos do ensino básico (ensino fundamental e médio) com dificuldades em matemática e os estudantes de graduação em Matemática da UFSCar.

A atividade será desenvolvida no período da tarde, de segunda a sexta-feira, na Biblioteca Comunitária (BCo), localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A equipe da coordenação da Aciepe orientará os bolsistas universitários a atenderem os alunos do Ensino Básico inscritos interessados no aprendizado da Matemática. A coordenação geral conjunta da Aciepe é composta pelos professores José Antonio Salvador e Selma Helena de Jesus Nicola do Departamento de Matemática e das bibliotecárias da BCo Ligia Maria Silva e Souza e Camila Cassiavilani Passos.

Na BCo, o aluno vivenciará o ambiente de uma biblioteca universitária e poderá despertar o seu interesse pela formação de nível superior. De acordo com a coordenação da Aciepe, a BCo é um ambiente convidativo para práticas artístico-culturais das atividades que são oferecidas ao longo do ano, entre elas exposições de artes plásticas, encontro de poetas, apresentações musicais, contação de histórias, além da constante oferta de novos livros da literatura contemporânea para empréstimo domiciliar.

Também serão feitas visitas com orientação de estagiários da biblioteca para que os alunos conheçam e tenham acesso aos diferentes acervos e espaços de leitura da BCo. Será oferecido treinamento específico no uso dos catálogos e acesso a bases de dados com informações específicas para atender os interesses de cada estudante.

A BCo favorece as condições para o ensino, aprendizado e a prática por meio do uso das diversas fontes de informação, como o despertar pelo gosto da leitura, com condições de oferta de acervo que inclui artigos científicos, livros e literatura de entretenimento, que também é importante para o desenvolvimento intelectual e cultural do cidadão.

Os alunos do ensino fundamental e médio interessados em participar devem preencher o formulário online para agendar um horário das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Essa atividade é aberta a toda comunidade de São Carlos e inclui também os filhos e demais familiares de servidores e alunos da UFSCar. Mais informações pelos telefones (16) 3351-8135 e (16) 3351-8275.

Leia Também

Últimas Notícias