sexta, 29 de março de 2024
Cidade

UFSCar promove tour da Ciência pela cidade de São Carlos

21 Out 2017 - 08h00Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

No dia 25 de outubro, o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, o Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV) e a Reitoria, todos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promovem o evento "Caminhos da Ciência", que ocorre no escopo das atividades do Dia C da Ciência, durante a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar. O intuito é realizar um city tour gratuito por espaços culturais e científicos de São Carlos, interligando museus, institutos e centros de pesquisa e levando as pessoas a conhecerem suas iniciativas. "A ideia é juntar diversos institutos e departamentos de universidades e criar uma grande rede de ciência-cultura-tecnologia em São Carlos", destaca Karina Lupetti, coordenadora do Núcleo Ouroboros.

O passeio terá início às 9 horas, com saída da Praça da Ciência, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As visitações acontecem de hora em hora, com retornos à UFSCar, e as inscrições podem ser feitas até 15 minutos antes de cada passeio na própria Praça da Ciência, mas há o limite de 40 vagas por tour. A atividade é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas, inclusive crianças, que devem estar acompanhadas de um maior responsável. Ao longo do dia 25/10, o tour prevê a seguinte programação:

9 horas - Embrapa Instrumentação

10 horas - Museu de São Carlos, localizado na estação de trem da cidade

11 horas - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), com ida ao Museu da Matemática e realização de atividades interativas

14 horas - Airship, com visita à fábrica de dirigíveis

15 horas - Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com ida ao hangar dos aviões para manutenção das aeronaves

16 horas - Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, com visita ao Museu de Ciências

De acordo com Lupetti, o tour contará com a presença de representantes das instituições, que apresentarão os espaços e atividades e responderão as dúvidas e curiosidades dos presentes. Mais informações sobre o "Dia C da Ciência: Caminhos da Ciência" estão disponíveis em https://jornadactc2017.faiufscar.com. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail karinalupetti@yahoo.com.br.

DIA C E JORNADA

O Dia C da Ciência é uma iniciativa de âmbito nacional promovida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais (Andifes) e contou com aderência da UFSCar. Já a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar é integrada à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida em todo o País pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). Na UFSCar, a Jornada reunirá 12 eventos simultâneos nos níveis da graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão e espera receber 40 mil pessoas entre os dias 23 e 29 de outubro. Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis em https://jornadactc2017.faiufscar.com.

Leia Também

Últimas Notícias