sexta, 19 de abril de 2024
Cidade

UFSCar promove palestra gratuita sobre a importância da conservação de papéis

20 Out 2017 - 04h55Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

No dia 24 de outubro, o Departamento de Coleções e Obras Raras e Especiais (DeCORE) da Biblioteca Comunitária (BCo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realiza a palestra "Introdução à Conservação de Papéis", que será ministrada por Fernanda Mokdessi Auada, professora da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (Aber) e especialista em preservação de papéis.

Os papéis são sensíveis a agentes de naturezas diversas, como umidade, pragas, calor, luminosidade, acidez etc. e podem ser deteriorados por processos mecânicos ou químicos. Nesse sentido, o encontro visa abordar conceitos básicos sobre o tema, que incluem preservação, conservação e restauro de papéis, além de critérios éticos essenciais e métodos de trabalho, com análise de obras e diagnóstico.

O público-alvo do evento é formado por bibliotecários, estudantes de Biblioteconomia e Ciência da Informação, historiadores e outros profissionais interessados no tema. A palestra acontece a partir das 10h30 no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), localizado no Edifício de Aulas Teóricas - AT2, na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário online, disponível no Portal da BCo (http://bit.ly/2x0iki0), onde também constam mais informações sobre a iniciativa. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail colesp.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8428.

SOBRE A PALESTRANTE

Fernanda Mokdessi Auada é graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em preservação de papéis em instituições do Brasil e do exterior. Atua nas áreas de preservação, conservação e restauro em suporte papel; ciência da conservação; educação e ensino. Atualmente, participa do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) como aluna de doutorado direto, desenvolvendo estudo sobre aplicação da radiação gama no combate a fungos em acervos em papel.

Leia Também

Últimas Notícias