sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

UFSCar promove evento internacional que aborda a Educação Infantil e a diferença

Seminário terá presença do professor universitário belgo, Michel Vandrenbroek, e abordará o movimento de renovação pedagógica para a infância

17 Jul 2012 - 18h00
0 - 0 -

Nos dias 21 e 23 de julho, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o "Seminário Internacional: Educação Infantil e Diferença". Estudantes e profissionais da área, e que trabalhem com a temática da diferença, englobando raça, etnia, classe social e genêro, estão convidados a participar das palestras, além de uma reunião com grupos de pesquisas, para discutir a situação atual da Educação Infantil. O evento, que terá como convidado o professor Michel Vandrenbroek, da Universidade Ghent, da Bélgica, também abordará o movimento de renovação pedagógica para a infância.

Impulsionado na Europa, na década de 1980, esse movimento de renovação pedagógica valoriza a diversidade de pessoas, ideias e modo de ser, e, por isso, defende a teoria de que as melhores práticas educacionais se diferem para cada criança, quando levadas em consideração sua cultura, linguagem, estrutura, crença ou circunstâncias da vida física.

A programação do Seminário conta com duas palestras do professor Michel Vandrenbroek. A primeira, às 10 horas do sábado, dia 21 de julho, abordará a identidade cultural, o contexto sócio-político, o preconceito na infância e a acessibilidade na educação pré-escolar, além de práticas educacionais inovadoras. Já na manhã da segunda-feira, dia 23/7, a partir das 9 horas, será apresentada uma introdução geral sobre os conceitos de diversidade utilizados na educação pré-escolar. Durante o Seminário, no dia 21 de julho, às 14 horas, também acontece uma reunião com grupos de pesquisas que abordam a Educação Infantil.

Para os interessados em participar apenas das palestras não há necessidade de inscrição. O "Seminário Internacional: Educação Infantil e Diferença" é um evento gratuito, que acontece no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações no site www.seminarioinfanciaediferenca.blogspot.com.br.

Leia Também

Últimas Notícias