quinta, 28 de março de 2024
Cidade

UFSCar oferece tratamentos para dores no ombro e encurtamento da cápsula posterior

18 Mar 2015 - 16h02

O Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar realiza exames e tratamentos fisioterapêuticos gratuitos para pessoas com idades entre 18 e 60 anos que apresentem dores nos ombros.  Podem participar pessoas que nunca tenham fraturado ou se submetido a cirurgia no ombro e que possuam índice de massa corporal (IMC) menor que 28 kg/m². O IMC é calculado pelo peso dividido pelo quadrado da altura (altura x altura) da pessoa. Os atendimentos são coordenados por Dayana Patricia Rosa, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, sob orientação da docente Paula Rezende Camargo, também do DFisio.

Os estudos realizados por Dayana analisam a relação entre a dor no ombro e alterações nas estruturas da articulação, como o encurtamento da cápsula posterior. “Ainda não está bem estabelecido na literatura o que causa o encurtamento da cápsula posterior. Ele é muito recorrente em arremessadores e acredita-se que seja causado pelo estresse imposto na região posterior do ombro durante a fase de desaceleração. No entanto, pessoas com e sem dor no ombro também podem apresentar o encurtamento”, explica a doutoranda.  Os prejuízos causados pelo encurtamento são a limitação do movimento do ombro, principalmente em sua rotação interna.

Para a determinação do encurtamento da cápsula posterior será realizado o teste de flexão do braço. O diagnóstico para dor no ombro será dado com base numa análise clínica e histórico relatado pelos participantes. As avaliações têm duração de até 1h30. Se a pessoa se enquadrar nos critérios de seleção, será inclusa no tratamento com 12 sessões gratuitas de fisioterapia.

As avaliações serão realizadas no Laboratório de Avaliação e Intervenção do Complexo do Ombro do DFisio. As avaliações podem ser agendadas pelo telefone (16) 3306-6696 ou pelos emails dad_rosa@hotmail.com e dayanaprosa@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias