sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

UFSCar e Escola Estadual Jesuíno de Arruda realizam projeto de Educomunicação com foco na produção televisiva

16 Dez 2011 - 11h15

Uma ação feita por meio da parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Escola Estadual Jesuíno de Arruda desenvolveu durante o segundo semestre de 2011 quatro programas de televisão, que envolveram a participação de alunos e universitários engajados na Educomunicação. As produções foram elaboradas com base na Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) da UFSCar, "A Escola na Tela da TV - Educomunicadores em Ação", coordenada pela professora Débora Burini, do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade.

A Escola Jesuíno de Arruda já possui o programa de rádio "Ensino Básico em Revista" desde 2006, que, atualmente, é transmitido pela Rádio UFSCar, além de um jornal impresso que conta com a colaboração da coordenação da Escola. Estes projetos têm como base o conceito da Educomunicação, que pretende unir educação e comunicação utilizando-se de processos multimídia de forma colaborativa e interdisciplinar. Foi a partir desta ideia e dos projetos anteriores realizados na Escola, que surgiu o interesse pelo programa de televisão. Para desenvolver a proposta, o professor Antonio da Silva e a coordenadora Guadalupe Pérea Gomes, ambos do Jesuíno de Arruda, convidaram a professora Débora Burini para executar este novo projeto de Educomunicação, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar.

Os programas não possuem um formato fixo e exato. A iniciativa dá espaço a qualquer forma de conteúdo audiovisual, desde um curta-metragem até um programa de humor. No caso dos realizados neste semestre, são quatro programas de dez minutos, com foco em temáticas como vestibular, esportes, música, humor, dentre outros assuntos.

A intenção do programa é a troca de experiências, despertando o interesse dos alunos do Jesuíno de Arruda pelo audiovisual e oportunizando aos universitários a possibilidade de aplicar seus conhecimentos teóricos fora da Universidade. Para todos os participantes, a ação é importante para trabalhar a união educação-comunicação de forma social dentro e fora dos respectivos ambientes de estudo.

A possibilidade de continuidade do projeto está sendo avaliada pelos responsáveis e pela ProEx. As atividades deste ano foram encerradas com a pré-estreia dos programas no dia 2 de dezembro, na própria Escola, e com a  exibição na TV Educativa de São Carlos, nos dias 13 e 14 de  dezembro.

Leia Também

Últimas Notícias