sexta, 23 de fevereiro de 2024
Cidade

Trem Turístico: Barba protocola projeto no Ministério do Turismo

15 Set 2010 - 18h59Por Redação São Carlos Agora

O prefeito Oswaldo Barba protocolou em Brasília o projeto de implantação do Trem Turístico-Cultural de São Carlos. Dessa vez, ele se reuniu com o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, que também é o coordenador do Grupo de Trabalho de Implantação de Trens Turísticos no Brasil.

Em ofício endereçado ao ministro Luiz Barreto, o prefeito explica o andamento do processo e encaminha estudo de viabilidade, que contou com a assistência técnica da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. No ofício, o prefeito também aponta quais serão os próximos passos para tratar do tema.

“Para viabilizar os projetos do município é necessário buscarmos diversos parceiros e isso exige esforço”, explica o prefeito. “A implantação do trem turístico irá impulsionar o turismo regional, além de contribuir para o resgate histórico e cultural de São Carlos”, avaliou o prefeito Oswaldo Barba.

No final de agosto o prefeito esteve com o diretor da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Mário Rodrigues Júnior, solicitando apoio junto à América Latina Logística (ALL) para a implantação do Projeto Trem Turístico-Cultural de São Carlos, que ligará a estação ferroviária da cidade à estação da Fazenda Conde do Pinhal, num percurso de 11 quilômetros.

O projeto faz parte de um estudo da Prefeitura de São Carlos, Fundação Pró-Memória e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que prevê implantar o trem turístico-cultural, primeiramente, no trecho da estação ferroviária de São Carlos até a Praça Itália, num percurso de cerca de 1.200 metros. “A intenção é ampliar o percurso e, no segundo trecho, chegarmos até a estação Conde do Pinhal”, revelou o prefeito.

Também está prevista a restauração de uma locomotiva a vapor, de 1891, pertencente à Prefeitura de São Carlos, e que está estacionada em local coberto na Praça Brasil. “Essa é a única locomotiva desse tipo em condições de uso hoje no Brasil”, ressaltou o prefeito.

Linha Paralela – O trem turístico-cultural de São Carlos será operado em linha paralela à existente, implantado na antiga calha do trem de bitola estreita, onde será necessário instalar o material rodante da via permanente.

Leia Também

Últimas Notícias