![SP-318 na região do Damha - Crédito: Google Maps](https://cdn.saocarlosagora.com.br/img/pc/780/530/dn_arquivo/2024/05/sp-318-regiaodamhas.jpg?c=1)
Um trecho critico da rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Jr. (SP-318) ficou de fora da duplicação anunciada nesta terça-feira (21) pela Arteris ViaPaulista, concessionária responsável por administrar a estrada.
Segundo texto enviado à imprensa, o trecho contemplado pela obra será entre os quilômetros 280, no entroncamento da SP-318 com a SP-255 e 249, na região do Centro de Manutenção da Latam.
O local que não será duplicado é bastante povoado em suas margens, cercado por condomínios e pelos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. Os moradores utilizam diariamente a estrada como rota para chegarem até as suas casas, gerando grande tráfego de veículos.
Neste trecho vários acidentes já foram registrados, inclusive com vítimas fatais.
Através de nota, a Arteris ViaPaulista informou "que cumpre as previsões e investimentos que integram o contrato de concessão. Sobre o trecho que será duplicado da SP-318, esclarece que segue as determinações do contrato. Quanto as solicitações de ampliação da duplicação na SP-318, de São Carlos ao km 249, informa que há na plataforma Sisdemanda pleitos para a extensão da duplicação por mais 12 quilômetros, até o perímetro urbano".
Informou ainda que "por meio da plataforma, usuários, autoridades e representantes de entidades podem solicitar investimentos e melhorias nas rodovias. Todos os pedidos são submetidos à análise do poder concedente, o qual a concessionária acompanha as decisões e poderá executar se assim houver a determinação.
A concessionária esclareceu que realiza constantes ações educativas e de conscientização com usuários de rodovia, sobre um trânsito mais seguro, além de ações de conservação e de operação que visam a segurança viária no trecho. Diariamente, viaturas de inspeção de tráfego percorrem o trecho e o monitoramento das rodovias é feito 24h por dia.
A DUPLICAÇÃO
A rodovia será constituída de duas novas faixas de rolamento. A divisão dos sentidos norte e sul será feita por elementos de contenção longitudinal, que conferem mais segurança à trafegabilidade, além de implantação de nova sinalização vertical e horizontal.
A obra de duplicação também inclui a construção de sete novos dispositivos de retorno ao longo do segmento, assim como a remodelação do dispositivo existente no km 269. A implantação de novos dispositivos resultará na redução de acidentes causados pela travessia em nível, e consequentemente na diminuição de ocorrências de colisões frontais e transversais.