sexta, 23 de fevereiro de 2024
Cidade

Trabalho realizado na UFSCar é premiado em evento sobre Segurança no Trânsito

23 Set 2010 - 15h06Por Redação São Carlos Agora

A UFSCar foi laureada com Menção Honrosa no XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito 2009-2010, com o trabalho "Disseminação da Cultura de Segurança no Trânsito da UFSCar", elaborado por Archimedes Raia Júnior, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da Universidade e presidente da Comissão Permanente de Segurança no Trânsito da UFSCar. O trabalho premiado reuniu os projetos de educação e segurança no trânsito desenvolvidos na Universidade.

Além de atividades acadêmicas na graduação, pós-graduação e projetos de extensão, as iniciativas de segurança no trânsito de veículos e pedestres nos campi da UFSCar também contemplam ações educativas em escolas de ensinos Básico e Fundamental, campanhas de conscientização, como a divulgação de cartazes espalhados no campus, minicursos e seminários que debatem o assunto. "Para que haja mudança nos paradigmas vigentes de comportamento, principalmente, da população universitária, é necessário que toda a comunidade esteja inserida nesta nova tarefa", aponta Raia Júnior.

As discussões sobre educação e segurança no trânsito se estendem em atividades que atuam em parceria com Prefeituras Municipais e outras instituições de ensino. Nos dias 20 a 24 e 30 de setembro e 10 de outubro, a UFSCar, a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos promovem a Semana Nacional do Trânsito, abordando a segurança no trânsito; atenção especial a idosos e crianças; circulação de motocicletas; dentre outros assuntos relacionados ao tema. As atividades são abertas a todos os interessados. A programação completa e mais informações sobre o evento podem ser obtidas no Portal da UFSCar, em www.ufscar.br.

O XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito contou com 254 trabalhos inscritos, vindos de 114 cidades de 19 Estados brasileiros. Mais informações sobre o Prêmio e a relação dos vencedores em outras categorias podem ser conferidas em www.volvo.com.br/pvst.

Leia Também

Últimas Notícias