quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Ticket da Caminhada Outubro Rosa já pode ser retirado nos postos de troca

10 Out 2017 - 07h06Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos informa que os tickets para a retirada da camiseta da Caminhada Outubro Rosa, marcada para o dia 28 de outubro, às 8h30, com concentração e saída em frente da Estação Ferroviária, já podem ser retirados no Paço Municipal, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Unidades de Saúde de Água Vermelha e Santa Eudóxia, Academia Motricidade e Ambulatório Oncológico. Para ter direito a camiseta é necessário trocar um produto de higiene pessoal ou um pacote de fraldas (geriátrica ou infantil) por um ticket.

"Lembramos que nessa etapa as pessoas devem levar o produto de higiene pessoal ou fralda até um dos pontos de troca, trocar pelo ticket, porém somente no dia da Caminhada é que estaremos trocando esses tickets pela camiseta, por isso é importante chegar no horário marcado", ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Rosária Mazzini.

A presidente do Fundo Social também participou das atividades que ocorreram no último sábado (7), na Praça do Mercado Municipal, com ações voltadas à saúde da mulher. As atividades foram programadas para alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença e também sobre a mamografia, exame disponibilizado pelo SUS para detectar a doença. No domingo (8), as ações aconteceram na Praça Outubro Rosa.

Hoje em São Carlos não existe fila de espera para fazer a mamografia, já que a Prefeitura disponibiliza 800 exames por mês, porém em média são solicitadas 500 mamografias mensalmente. Para fazer a mamografia a paciente deve se dirigir a uma unidade básica ou de saúde da família. "Entre as mulheres, o câncer de mama apresenta-se como a segunda neoplasia maligna com maior incidência. No entanto, é um tipo de câncer que possui uma significativa possibilidade de cura quando detectado precocemente, por isso o autoexame e a mamografia devem fazer parte da rotina feminina", alertou Rosária Mazzini.

Desde o início da Campanha Outubro Rosa, no dia 2 de outubro, já foram realizadas palestras, rodas de conversas, ações em saúde da mulher, capacitação de estudantes e enfermeiras da rede municipal de saúde, além da exposição "Extravaganza Superação Rosa" do fotógrafo Carlos Matos que fez um trabalho especial para a Campanha Outubro Rosa, retratando 18 mulheres que fazem parte do Grupo de Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM). Os painéis mostram a superação dessas mulheres que tiveram o tumor, mas que com fé, ousadia, criatividade e alegria de viver, superaram o tratamento e hoje auxiliam outras mulheres.

A Exposição fica até essa terça-feira (10) no Espaço Paço e depois segue para o Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), localizado na rua São Paulo, 745, no centro, onde permanece até o dia 25 de outubro.

São parceiros do Outubro Rosa: Sesc, Senac, Shopping Iguatemi, Academia Motricidade, Eco e MAMA, Instituto Mix e IST/Aids.

Confira a programação completa da Campanha Outubro Rosa:

10/10 - Roda de Conversa / Sala de Espera / Grupo GAIACAM

13h - UBS Aracy;

10/10 a 25/10 - "Extravaganza Superação Rosa" do fotógrafo Carlos Matos

Local - CEMAC - Centro Municipal de Artes e Cultura - rua: São Paulo, 745 - Centro;

14/10 - Ações em Saúde da Mulher

9h às 12h - Praça do Mercado;

16/10 - Roda de Conversa / Sala de Espera / Grupo GAIACAM

8h - UBS Vila São José;

17/10 - Roda de Conversa / Sala de Espera / Grupo GAIACAM

10h - UBS Redenção;

21/10 - Ações em Saúde da Mulher

8h às 10h - Kartódromo;

Apresentação de Dança Circular - Grupo GAIACAM

15h30 - Shopping Iguatemi;

Palestra "Conscientização Câncer de Mama"

16h - Shopping Iguatemi;

28/10 - "Caminhada Outubro Rosa"

8h30 - Concentração e troca de camisetas na Estação Ferroviária.

Leia Também

Últimas Notícias