quinta, 28 de março de 2024
Cidade

Terapia Ocupacional em contextos hospitalares é tema de evento na UFSCar

29 Out 2017 - 04h45Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

No dia 9 de novembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará o I Seminário de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares. A atividade gratuita abordará o tema "Atenção a usuários com doenças crônicas" e será aberta a estudantes, gestores, profissionais, pesquisadores e demais interessados pelo assunto. As inscrições já podem ser feitas e as vagas são limitadas.

O evento é coordenado por Tatiana Bombarda e Regina Vitale Torkomian Joaquim, docentes do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar. De acordo com Bombarda, o Seminário foi proposto como uma estratégia para ampliar as discussões teórico-práticas da Terapia Ocupacional no ambiente hospitalar e divulgar os conhecimentos provenientes das pesquisas já realizadas sobre a temática.

Na última década, o cenário hospitalar como campo de prática terapêutica ocupacional obteve conquistas importantes, como o sancionamento da Resolução 429/2013 pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), que reconhece a Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares como uma das especialidades da profissão. Além disso, a Resolução 445/201, também do Coffito, estabeleceu os parâmetros assistenciais de terapia ocupacional em contextos hospitalares de média ou alta complexidade, em internação, leito-dia e ambulatório hospitalar.

A partir desses avanços, Bombarda acredita que o evento será importante para aproximar a teoria e prática da TO em contextos hospitalares. "Os avanços obtidos denotam o desenvolvimento da área e indicam a necessidade do fomento de espaços de aproximação entre o conhecimento científico e prático para aprimoramento das intervenções a partir das trocas de conhecimento, partilhas dos entraves vivenciados, construções de estratégias coletivas, bem como para atualização dos norteadores do processo de ensino", destaca a professora.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do Seminário será às 14h com a palestra "Trajetória da Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares no DTO da UFSCar", apresentada pela professora Regina Joaquim. Na sequência, a "Atuação da Terapia Ocupacional no contexto de uma enfermeira pediátrica" será tratada por Stefânia Fukui, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). Fukui também promoverá uma discussão de caso clínico, às 15 horas. Já às 15h30, Fernanda Capella Rugno, do HC-FMRP, fala sobre "A atuação da Terapia Ocupacional na qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas: um cuidado integral e ampliado", seguida de discussão de caso clínico. Todas as atividades acontecem no Auditório do DTO, na área Norte do Campus São Carlos.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail seminariodetoufscar@gmail.com. São ofertadas 60 vagas e as inscrições também poderão ser feitas no dia do evento, no Auditório do DTO, caso haja vaga disponível. Os participantes terão direito a certificado.

Leia Também

Últimas Notícias