O Procon de São Carlos, Departamento de Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura Municipal de São Carlos, fechou seu balanço do primeiro semestre de 2010 com mais de 14 mil atendimentos.
As telefonias fixa e celular lideram o índice de reclamações, segundo informou a diretora de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi Carmona, perfazendo um total de 3.109 atendimentos, entre orientações e reclamações.
Em seguida surge o setor de produtos contemplando defeitos, falta de reparos necessários, dentro do tempo hábil, problemas na entrega e montagem, falta de peça de reposição, entre outros. Esse quesito somou 2.993 atendimentos.
A terceira questão mais procurada no Procon está relacionada a assuntos financeiros, que trata de cartões de crédito, problemas com financiamento, liquidação antecipada e consórcios. Foram 2.535 ocorrências, entre reclamações e consultas, registradas no órgão de defesa do consumidor.
“Os atendimentos demonstram que o cidadão são-carlense está cada dia mais preocupado em fazer valer seus direitos, buscando melhores informações, pesquisando preços e qualidade de produtos a serem adquiridos bem como de serviços a serem prestados e até mesmo denunciando os fornecedores que cometem irregularidades”, afirmou Juliana.
“Por outro lado, representa uma preocupação da Prefeitura Municipal de São Carlos em melhorar os serviços prestados à população, visando a efetiva proteção e defesa dos consumidores”, concluiu.