A quantidade de funcionários não foi confirmada, mas há indícios que a Tecumseh do Brasil, que possui duas unidades fabris em São Carlos tenha demitido na manhã desta sexta-feira, 19, aproximadamente 60 funcionários.
A direção da empresa não se pronunciou oficialmente sobre o número de demitidos, bem como não teria comunicado ao Sindicato dos Metalúrgicos, tal decisão.
O São Carlos Agora tentou entrar em contato com a indústria, mas sem sucesso. Em diálogo com funcionários, foi ventilada duas hipóteses: a atual crise econômica que o Brasil atravessa ou, ainda, a pressão ocorrida recentemente para que a Tecumseh atendesse a solicitação de reajuste dos trabalhadores que paralisaram as atividades por algumas horas e ameaçaram greve caso as reivindicações não fossem atendidas.
SINDICATO QUER RESPOSTAS
O SCA entrou em contato com o Sindicato dos Metalúrgicos e sua assessoria informou que diretores tentam reunião com a empresa. Não há confirmação, mas o encontro pode ocorrer até às 14h.
A meta dos sindicalistas é saber a real quantidade de demitidos, se irão ocorrer novos desligamentos e quais os motivos para que tal atitude fosse tomada.
A NOTA
Abaixo, na íntegra, a nota de repúdio do Sindicato dos Metalúrgicos:
NOTA DE REPÚDIO DO SINDICATO SOBRE AS DEMISSÕES NA TECUMSEH DO BRASIL, PLANTA SÃO CARLOS
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, vem através da presente nota, repudiar as demissões dos trabalhadores na Tecumseh do Brasil, plantas I e II em São Carlos, nesta sexta-feira (19/10). O Sindicato repudia também a postura da empresa pela falta de diálogo.
Tendo em vista a defesa dos trabalhadores, estamos tentando um diálogo com a empresa.