sexta, 19 de abril de 2024
Manejo

Técnicos aprendem como fazer desrama de eucaliptos na Embrapa em São Carlos

27 Ago 2018 - 13h15Por Redação
Pesquisador ensina técnica de desrama a participantes da capacitação continuada em ILPF - Crédito: Gisele RossoPesquisador ensina técnica de desrama a participantes da capacitação continuada em ILPF - Crédito: Gisele Rosso

Um dos manejos importantes de sistemas integrados com árvores é a desrama. O procedimento melhora a qualidade da madeira, sem que os galhos prejudiquem o crescimento do eucalipto e o desenvolvimento da pastagem. Além de facilitar o trânsito de máquinas agrícolas no sistema.

Durante o terceiro módulo da capacitação continuada em integração lavoura-pecuária (ILP) e integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), que ocorreu nos dias 22 e 23 de agosto na Embrapa Pecuária Sudeste, os técnicos aprenderam a fazer a desrama.

Na prática, o pesquisador José Ricardo Pezzopane demonstrou como medir o diâmetro e a altura das árvores, além do corte dos galhos dos eucaliptos.

Na parte teórica, foram tratados temas, como: qualidade do solo em sistemas integrados, fundamentos para arborização de pastagens, manejo florestal e consórcio com milho, sorgo e guandu.

O próximo módulo será em outubro. O programa de capacitação continuada, que tem duração de dois anos, busca transferir tecnologias e aumentar a área de adoção de sistemas integrados no país. Esta é a segunda turma que participa do treinamento.

Leia Também

Últimas Notícias