domingo, 19 de maio de 2024
Cidade

Teatro municipal recebe a exposição Portinari - Artes e Meio Ambiente

16 Set 2015 - 22h01
0 - 0 -

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Amai-vos, Alice Altomani, participou na noite da última terça-feira (15), no Teatro Municipal da abertura oficial da Exposição Portinari – Artes e Meio Ambiente. 

A Exposição faz parte do Projeto Portinari – Arte Itinerante, coordenado pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade e tem como objetivo democratizar o acesso às obras do artista. 

Com a criação de réplicas digitais de alta qualidade das obras de Portinari, o Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social do Projeto montou várias exposições temáticas como “O Brasil de Portinari”, “Portinari – Arte e Ciência, “Guerra e Paz”, “Drummond – Portinari – Poesia e Pintura”, “Tempo Portinari”, “Portinari, Imagens do Brasil”, “Portinari – o Pintor da Paz” e “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, que está em São Carlos.

“Para consolidar nossa parceria com a comunidade são-carlense e da região, nos do Instituto de Física de São Carlos, solicitamos ao professor João Candido Portinari, filho do grande pintor brasileiro Candido Portinari e Cidadão Honorário de São Carlos, a realização de uma exposição do artista aqui na nossa cidade. Para isso contamos com o apoio do professor Sérgio Mascarenhas, fundador do IFSC/USP, amigo de João Candido Portinari. Em função da enorme gentileza e do grande carinho que o professor tem pela nossa cidade, fomos agraciados com a realização dessa Exposição”, contou o diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Tito José Bonagamba.

Segundo Suely Avellar, diretora de Arte e Educação do Projeto Portinari, durante o período da exposição também serão realizadas oficinas de arte-educação com alunos das redes municipal e estadual de ensino, utilizando diversas técnicas e linguagens da arte. “É uma forma de ampliar o diálogo e aproximar esse público do acervo de Portinari de maneira reflexiva, criadora e lúdica”.

Robertinho Mori, coordenador de Artes e Cultura, ressaltou que esse é mais um evento cultural sem custo para o público. “Sempre procuramos trazer atrações culturais relevantes e gratuitas para a população e, essa exposição de réplicas das obras do maior pintor brasileiro, Candido Portinari, é mais uma delas”.

“Vamos levar todos os alunos do ensino fundamental, do ensino médio e da educação de jovens e adultos para conhecer parte do acervo desse artista que muito contribuiu com sua obra para que o Brasil fosse reconhecido internacionalmente nas artes plásticas”, garantiu o prefeito Paulo Altomani.

Cada unidade escolar participante também receberá o “Baú Portinari” com propostas de ações educativas visando estimular e desenvolver as competências e habilidades que ajudam os alunos a compreender melhor princípios de ética, noções de cidadania e prática ambiental, levando os mesmos a compreender melhor os conteúdos escolares, a avançar no conhecimento de mundo e, assim, a posicionar-se de maneira consciente e autônoma.

O evento, aberto ao público em geral, é uma parceria do Instituto de Física de São Carlos - Universidade de São Paulo (IFSC/USP), a Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Coordenadoria de Artes e Cultura e das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos.

A Exposição do Projeto Portinari permanece em São Carlos até o dia 23 outubro. O Teatro Municipal de São Carlos fica na rua Sete de Setembro, nº 1.735, no centro. O horário da exposição é das 9h às 21h.

Leia Também

Últimas Notícias