quinta, 25 de abril de 2024
Um por todos e todos por um

Somos Todos Heróis lança “corrente do bem” para ‘detonar’ as doenças vilãs

ONG formada por jovens universitários buscam recursos e trabalham no sentido de proporcionar qualidade de vida para crianças e adolescentes enfermas e de origem humilde

30 Jul 2018 - 08h11Por Marcos Escrivani
Somos Todos Heróis lança “corrente do bem” para ‘detonar’ as doenças vilãs - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O subtítulo da reportagem pode ser um velho clichê, uma secular frase originada de supostos super-heróis, proferida no filme Os Três Mosqueteiros ao afirmaram no sentido de união para combater o mal, a famosa “Um por todos e todos por um”.

Na atualidade não há Mosqueteiros. A tecnologia avançou, mas temos super-heróis. Não somente na ficção, mas na realidade. Não usam espadas, lasers ou superpoderes. Mas possuem super-amor, super-carinho, super-solidariedade e super-senso de união. Não pertencem a Liga da Justiça.

Mas integram uma ONG (Organização Não Governamental) capitaneada por 25 jovens. Cada um com seu superpoder peculiar. Desta forma, o São Carlos Agora apresenta... A ONG Somos Todos Heróis (https://somostodosherois.com.br/), com 25 integrantes, a maioria residente em São Carlos, mas com voluntários de todos os estados, dentre eles, estudantes, psicólogos, entre outros profissionais liberais.

A ONG foi criada em julho de 2016 e já finalizou 16 missões, nome lúdico dado que é utilizado para designar as campanhas das crianças que foram ajudadas.

Com o intuito de difundir o trabalho realizado por estes super-heróis anônimos que compreendem a liga da saúde e qualidade de vida, o São Carlos Agora entrevistou uma das voluntárias, a universitária Jessica Palermo, 22 anos.

Em um bate-papo informal relatou informações sobre o STH, desde a criação e o pontuou os motivos que levaram este grupo anônimo a trabalhar por famílias carentes. Paralelamente, acompanhar presencialmente a evolução de cada auxílio dado ao longo de dois anos.

Jéssica aproveitou a oportunidade também para revelar a nova iniciativa do STH. “Estamos lançando a Corrente do Bem. Se alguém conhecer alguma criança que necessita de ajuda, entre em contato com a gente. A STH é uma ONG que ajuda crianças e adolescentes que precisam de tratamentos médicos, remédios, próteses e cirurgias através do financiamento coletivo”, disse a universitária.

A ENTREVISTA

Abaixo, a entrevista com Jéssica Palermo:

SÃO CARLOS AGORA - Como foi criada a Ong?

JÉSSICA PALERMO - A Somos Todos Heróis (STH) foi fundada em julho de 2016, quando dois estudantes se viram insatisfeitos com o cenário que encontraram em suas comunidades. Ao passar por uma avenida movimentada de São Carlos, interior de São Paulo, observei um pai parado no semáforo com um placa escrito "Campanha Ajuda o Enrique". Ele me contou toda a história de seu filho que sofreu paralisia cerebral e precisava realizar uma cirurgia que estava há mais de 3 anos tentando conseguir. Diante daquela cena, a ideia de criar a Somos Todos Heróis veio à mente, com a possibilidade de unir tecnologia e pessoas com vontade de mudar a realidade do Enrique e de outras milhares de crianças que precisam de tratamentos médicos e cirurgias em nosso país- Igor Marinelli, fundador da Somos Todos Heróis

SCA - Por que “Somos Todos Herois?”

JÉSSICA - Porque acreditamos que todos podemos ser heróis, não importa o quão grande ou pequena sejam nossas ações. Buscamos despertar, de forma lúdica, a sensação de heroísmo naqueles que ajudam e que são ajudados, trazendo ao site toda a temática dos super-heróis, que remete a muitas memórias de adultos e, ao mesmo tempo, inspira as crianças a pensar em ações socialmente responsáveis desde pequenas.

SCA - Quem teve a iniciativa de cria-la?

JÉSSICA - Igor Marinelli, que é estudante do curso de Engenharia de Computação, da Universidade de São Paulo.

SCA - Qual o objetivo da “Somos Todos Heróis?”

JÉSSICA - E se você pudesse mudar a vida de uma criança?

A Somos Todos Heróis é uma ONG jovem que transforma a vida de crianças que necessitam de tratamentos médicos ao redor do país.

Unimos pessoas como você, que estão dispostas a fazer a diferença na vida de alguém, incentivando a prática solidária por meio de doações diretas e resgatando o heroísmo que reside em cada um de nós.

Trazendo ao site toda a temática dos super-heróis, que remete a muitas memórias de infância e, ao mesmo tempo, transforma o feito de ajudar numa ação leve, divertida e impactante.

Seja um herói na vida de uma criança que precisa de tratamento médico!

SCA - De que forma a criança e/ou adolescente pode participar e conseguir os tratamentos médicos, remédios, próteses e cirurgias?

JÉSSICA - É bem simples, basta acessar o nosso site e clicar em “Enviar Missão” https://somostodosherois.com.br/enviar-missao/) e realizar o primeiro cadastro, que consiste no preenchimento de um simples formulário. Após as informações da criança serem analisadas, nossa Super Equipe entra em contato com a família para dar continuidade na missão.

SCA - A ideia da ONG é proporcionar saúde e qualidade de vida às crianças e/ou adolescentes. E para quem é solidário. O que agrega?

JÉSSICA - Quando finalizamos uma missão e entregamos o bem, sabemos que todo o esforço envolvido compensou e, além disso, conseguimos transmitir as pessoas a sensação de heroísmo, de realmente fazer a diferença na vida de uma criança, que é fundamental para uma sociedade cada vez mais colaborativa e humana. Nos preocupamos em não apenas arrecadar o dinheiro, mas de ir visitar a família e diretamente pagar o hospital, o médico ou o equipamento necessário e entregar para a criança, pois dessa forma conseguimos garantir que o dinheiro foi realmente utilizado para o objetivo da missão e assim fazemos a diferença!

JÉSSICA - Quando uma criança e/ou adolescente requisita uma ajuda. Quais os caminhos que a ONG busca?

JÉSSICA - Recebemos o cadastro em nosso site e fazemos a análise, tudo sendo acompanhado por nossos membros em contato a família. Após a aprovação da missão, nossa equipe trabalha para que a mesma seja finalizada, sendo assim, lançamos a missão em nosso site, buscando compartilhar em nossas redes sociais, entramos em contato com os profissionais mais habilitados a ajudar no que foi pedido pela criança/adolescente (como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, entre outros). Ou seja, acionamos todos os heróis que estejam dispostos a ajudarem, incentivando que os mesmos contribuam realizando doações em nosso site e, assim, o valor arrecadado é repassado para ajudar a criança/adolescente que solicitou a ajuda. Lembrando que não entregamos o dinheiro para a família, negociamos diretamente com os profissionais envolvidos, pois é uma maneira de garantir que o dinheiro será destinado, exclusivamente, ao tratamento, remédio, outros.

SCA - O tratamento da criança tem acompanhamento de integrantes?

JÉSSICA - Sim, desde o início, onde a família realiza o cadastro, até a finalização, onde fazemos, inclusive, uma visita para a família onde recebemos o retorno de nosso trabalho e um vídeo de finalização mostrando a missão concluída para os doadores.

SCA - E quando encerra o tratamento e o paciente está plenamente curado? Quem é o herói?

JÉSSICA - Heróis são todos os envolvidos para que a missão seja finalizada, os membros da STH, a família, a criança/adolescente atendido, os profissionais da saúde e, claro, nossos doadores que acreditam na causa e colaboram doando.

SCA - A ONG lança a Corrente do Bem. Qual o objetivo nesta iniciativa?

JÉSSICA - A corrente do bem é uma iniciativa que busca conseguir missões, sendo assim, a ideia é incentivar as pessoas que conhecem alguma criança/adolescente que precisa de algum tratamento médico, remédios, próteses e cirurgias a nos procurarem, para que, assim, possamos ajudar quem mais precisa, através do nosso trabalho.

SCA - Como ela pode participar desta campanha?

As pessoas que conhecem crianças e adolescentes que se encaixam no que podemos ajudar, pode entrar em contato com nossa equipe e, assim, analisaremos o caso e passaremos as orientações aos interessados.

SCA - Quais os contatos para que busquem ajuda em um tratamento?

JÉSSICA - Temos os seguintes contatos:

Site: https://somostodosherois.com.br/

E-mail: equipe@somostodosherois.com.br

Whatsapp: (16) 99719-0621

Além disso, têm nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/somostodosheroiss/

Instagram: @somos.todos.herois

SCA - Tem necessariamente ser pessoas de origem carente?

JÉSSICA - Sim, esse é nosso principal público que buscamos ajudar, famílias de baixa renda.

Leia Também

Últimas Notícias