domingo, 25 de fevereiro de 2024
Cidade

Shopping Iguatemi será um dos postos de Vacinação contra a Poliomielite

11 Jun 2010 - 09h03Por Redação São Carlos Agora

No próximo dia 12 de junho, sábado, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil com a expectativa de imunizar 17 milhões de crianças, menores de 5 anos, no país e 3 milhões em todo o Estado de São Paulo. Para a primeira fase da campanha serão mobilizados 17.097 postos de vacinação fixos e volantes em todo o Estado, que funcionarão das 8 às 17 horas. Serão 53,4 mil profissionais de saúde, 4,2 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação. A segunda etapa da campanha ocorrerá em 14 de agosto.

 Em São Carlos, a campanha com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, espera atingir o número de 15 mil crianças vacinadas nas áreas urbanas e rurais, com 34 postos de vacinação à disposição da população. Um dos postos fixos de vacinação estará funcionando no piso do Shopping Iguatemi São Carlos das 10h às 17h, com a orientação dos profissionais da Unimed São Carlos e Secretaria Municipal de Saúde. Estima-se que mais de 300 crianças menores de 5 anos, recebam a dose da vacina contra a paralisia infantil nesta unidade do Shopping.

Como nas edições anteriores na cidade, o percentual de vacinação chegou a 95%, meta que deverá ser alcançada este ano. Nesse dia, serão aplicadas as demais vacinas em atraso. Por isso é muito importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação. 

Vacina segura

São mais de 25 anos de campanhas no Brasil contra a paralisia infantil. Os últimos casos da doença foram verificados nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, em 1989. A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são raros. De acordo com o Ministério da Saúde, para proteger o país contra a doença é necessário a manutenção de coberturas vacinais adequadas em pelo menos 80% dos municípios, além de atingirem, no mínimo, 95% das crianças evitando assim a formação de bolsões de pessoas vulneráveis ao vírus em algumas áreas geográficas.     

Serviço
Posto de Vacinação contra a paralisia infantil
Local: Shopping Iguatemi – corredor próximo ao sanitário feminino
Quando: 12 de junho, sábado.
Horário: 10h às 17h.  

Leia Também

Últimas Notícias