quarta, 24 de abril de 2024
Aberto ao público

Seminário na UFSCar aborda a tecnologia usada em criptomoedas como o bitcoin

30 Set 2018 - 09h09Por Redação
Seminário na UFSCar aborda a tecnologia usada em criptomoedas como o bitcoin -

Na próxima terça-feira, 2, o Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promoverá o seminário "Blockchain e as transformações organizacionais", que será ministrado por Ivan Bergier e Urbano de Abreu, pesquisadores da Embrapa-Pantanal.

A Blockchain (corrente de blocos) é uma tecnologia de registro distribuído que visa à descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Essa tecnologia está por trás de criptomoedas como bitcoin, ether, ripple, entre tantas outras, mas seu uso como conduíte transacional vai muito além. Por conceito e desenho, trata-se de uma tecnologia que permite - e pede - a formação de parcerias colaborativas entre uma rede de participantes, em um ou mais mercados, e até mesmo em diferentes geografias.

A organização do evento é uma parceria entre o NEO, os programas de pós-graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP) e em Engenharia de Produção (PPGEP) e o Departamento de Engenharia de Produção (DEP), todos da UFSCar.

O evento tem início às 14h30, na Sala 4 do PPGEP, que fica na área Norte do Campus, ao lado do DEP. Não é preciso fazer inscrição e todos os participantes receberão certificado. Mais informações podem ser acessadas na página do evento no Facebook (https://bit.ly/2IlA6T4).

NÚCLEO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

O NEO é um grupo de estudo e pesquisa que aborda uma ampla diversidade de temas envolvendo organizações, como indústrias, bancos, instituições de ensino, governo, ONGs, igrejas, entre outras. O grupo oferece um ferramental analítico crítico para que seus participantes possam compreender os mais diversos fenômenos organizacionais que influenciam diretamente a sociedade e o trabalho. Seu diferencial é fornecer um aporte teórico multidisciplinar por meio de discussões participativas. Além do enraizamento sociológico, o NEO utiliza conceitos da Engenharia, Administração, Economia, Ciências Políticas, Filosofia e Antropologia.

O NEO é presidido por Mauro Rocha Côrtes e a vice-presidência é de Mário Sacomano Neto, docentes do DEP, e tem como coordenadores os pós-graduandos Gustavo Mendonça Ferratti e Clarissa Dourado Freire. Acompanhe as atividades do grupo pelo Facebook do NEO (facebook.com/NEO.UFSCAR).

Leia Também

Últimas Notícias