quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar ocorre de 14 a 16 de abril

13 Abr 2015 - 18h01

Entre os dias 14 e 16 de abril acontece a I Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar. O evento visa promover um intercâmbio cultural como forma de permitir a troca de ideias, conceitos e experiências concretas que possam mostrar que a presença indígena na universidade representa muito mais que a luta pela obtenção do título acadêmico, mas sobretudo uma oportunidade para difundir alguns valores da imensa e diversificada cultura dos povos indígenas do Brasil.

A programação da Semana conta com mesas redondas, apresentações culturais, mostra de artesanatos e palestras nas escolas da rede pública e privada do município de São Carlos, que abordam os povos e a cultura indígena. Durante as atividades do evento ainda serão abordados assuntos como o movimento indígena e sua importância para a formação dos estudantes indígenas, os direitos indígenas, a presença indígena no ensino superior no Brasil e na UFSCar, os desafios indígenas na pós-formação e a formação dos indígenas na área da saúde.

Como parte da programação também ocorre o Torneio Pajé. Trata-se de uma competição para homens e mulheres de futebol que homenageia o estudante indígena Paulo Augusto dos Santos, do Povo Indígena Pankararu, de Pernambuco, conhecido na UFSCar como PAJÉ, e falecido no início de 2015. O torneio ocorre nos dias 14 e 15 de abril, nas quadras da UFSCar, localizadas na área Sul do Campus São Carlos da Universidade, a partir das 19 horas.

Os interessados em apresentar trabalhos na Semana em forma de banner ainda podem se inscrever preenchendo o formulário online no site do evento. Os trabalhos devem abordar a temática indígena, podendo ser de qualquer área do conhecimento. Aqueles que desejarem participar como ouvintes também podem se inscrever gratuitamente, em http://cciufscar.wix.com/ufscar. O evento é aberto a participação de todos e serão emitidos certificados.

A abertura da I Semana dos Estudantes Indígenas da UFSCar, evento promovido pelo Centro de Culturas Indígenas (CCI), em parceria com a Coordenadoria de Ações Afirmativas e Outras Políticas de Equidade (CAAPE) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar, ocorre no Auditório Bento Prado Júnior, no dia 14 de abril, a partir das 13 horas. 

Leia Também

Últimas Notícias