Menu
quarta, 01 de dezembro de 2021
Saúde

Semana do Bebê prioriza ações para os primeiros anos de vida

24 Out 2018 - 19h32Por Redação
Semana do Bebê prioriza ações para os primeiros anos de vida - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Mobilizar os mais diversos segmentos para a garantia dos direitos, sobrevivência e desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da 8ª Semana do Bebê, aberta nesta segunda-feira, 22. Com o tema Paz na Infância: desenvolvimento pleno, a Semana reúne palestras, oficinas, cursos e atividades artísticas e culturais.

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

“Os estudos da neurociência tem provado que os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança. Tanto em termos de desenvolvimento pessoal, como também social e econômico do país. O recurso investido tem um retorno muito grande na medida em que a criança vai ter uma melhor inserção social na sua cidade, responderá melhor aos estímulos educacionais e também no mercado de trabalho, tendo maiores possibilidade de sucesso”, afirmou Natanael Alves da Silva, articulador municipal do Programa “Primeiríssima Infância”.

A Semana tem apoio da Unicef e vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê sobreviver, se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/Aids e de outras doenças. “Nós fazemos as atividades da Semana pensando em diversos públicos. Profissionais da área de saúde, educação e assistência social, além das famílias. Todos são importantes, aliás, são fundamentais para que os cuidados propiciados as crianças sejam de qualidade”, explicou Natanael.

A Semana do Bebê está na oitava edição em São Carlos. “Essa evento é muito importante porque traz uma reflexão sobre o desenvolvimento infantil, sobre as possibilidades de atuação das famílias com seus filhos; momentos coletivos de reflexão, de vivencias e tudo isso é muito favorável, pois fará uma diferença no desenvolvimento das crianças, seja na forma como os pais podem cuidar dessas crianças, como elas vão acessar espaços diferenciados de aprendizado, de vivência e a temática quando fala de paz também é bastante pertinente”, afirmou Glaziela Solfa Marques, secretária de Cidadania e Assistência Social.

A realização de atividades multissetoriais é essencial para que a Semana atinja seu objetivo. “A participação da educação nesse evento é fundamental, pois nossos profissionais passam muito tempo com essas crianças. É importante a atualização constante para garantir aos bebês um ambiente saudável e seguro para o desenvolvimento pleno. A Semana é um marco para que toda a comunidade volte seu olhar para essa etapa tão importante da vida das crianças”, afirmou Cibele Maria Colautti, Supervisora Escolar.

As atividades da Semana do Bebê seguem até o dia 31 de outubro. A passeata, realizada anualmente, deverá ocorrer em dezembro.

A programação completa pode ser consultada aqui - https://goo.gl/2PvAPP.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias