sexta, 19 de abril de 2024
Publicado pela UFSCar

Seleção de cooperativas de agricultura familiar para o Programa Mais Gestão tem edital retificado

Associações podem se inscrever até o dia 4 de março

02 Mar 2024 - 18h11Por Assessoria de Imprensa
Seleção de cooperativas para o Mais Gestão tem edital retificado - Crédito: DivulgaçãoSeleção de cooperativas para o Mais Gestão tem edital retificado - Crédito: Divulgação

A Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar publicou um edital de retificação do processo seletivo para o Programa Nacional de Apoio à Qualificação da Gestão dos Empreendimentos da Agricultura Familiar (Mais Gestão), ligado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário. A exigência de apresentação do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) ou Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf (DAP) foi retirada da seleção. Além disso, o cronograma do processo seletivo foi alterado e todos os prazos estendidos. O edital de retificação e o edital retificado estão disponíveis em www.fai.ufscar.br.

As organizações interessadas devem se inscrever e enviar os documentos exigidos, exclusivamente, pelo formulário eletrônico disponível em https://qrco.de/004_2024_credenciamento, até o dia 4 de março. Estão aptas a concorrer cooperativas e associações de agricultura familiar sediadas nas regiões de Itapeva, Itapetininga, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, Campinas, Mogi-Guaçu, Amparo, Bragança Paulista e Pouso Alegre, no estado de São Paulo; em Poços de Caldas, Minas Gerais; em Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Santo Antonio de Pádua, no Rio de Janeiro; ou em Cachoeira de Itapemirim, Alegre e Afonso Cláudio, no Espírito Santo. No total, há 20 vagas disponíveis.

Associações e cooperativas que desejam melhorar sua gestão, ampliar sua capacidade de governança, liderança e eficiência econômica, assim como desenvolver mecanismos que viabilizem o acesso a mercados institucionais e privados, podem participar. Por meio de atividades de formação e capacitação técnica, a iniciativa oferta apoio para formação e consolidação de redes e centrais de comercialização de produtos da agricultura familiar, além de oferecer suporte para estruturar arranjos produtivos, de processamento, de armazenagem e de logística. Também haverá diretrizes de como facilitar o acesso ao crédito e estimular o aumento do número de associados, em especial jovens e mulheres.

A UFSCar coordenará a execução das ações, por meio da FAI, responsável pela gestão administrativa e operacional do pagamento de bolsas e da aquisição e disponibilização dos itens necessários para a execução da iniciativa. Todos os detalhes, como critérios de seleção e cronograma, podem ser conferidos no edital retificado, em www.fai.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias