sábado, 02 de março de 2024
Cidade

Secretaria de Saúde, Santa Casa e HU se reúnem para organizarem protocolo de prestação de serviços

07 Fev 2017 - 19h59
0 - 0 -

Numa ação inédita, a Secretaria de Saúde, a Santa Casa e o Hospital Universitário (HU) se reuniram na tarde da última segunda-feira (6/2), para juntos organizarem um protocolo de prestação de serviço médico no município de São Carlos.

Segundo o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Colenci, a finalidade do trabalho é racionalizar a prestação de serviços no município. "Queremos organizar a demanda e oferta dos produtos de saúde para os usuários do SUS. Nossa intenção é racionalizar, definir a responsabilidade de quem faz o quê, para que todos os atendimentos da área de saúde sejam oferecidos de forma racional e menos onerosa para o município". 

Colenci explicou que hoje, o município contrata alguns serviços e não atinge o total contratado pela falta de demanda. Enquanto em outros, há fila de espera. "As duas instituições, Santa Casa e HU fazem mamografias, então, temos uma maior oferta desse exame. Mas temos fila de espera para tomografia. Esse trabalho conjunto vai criar um fluxo com a relação da oferta e procura". 

Para o médico radiologista e prestador de serviços da Santa Casa, Massoud Issa Sobrinho, essa foi uma reunião histórica. "Hoje nós demos um passo importante para a integração dos serviços oferecidos no município. Realmente precisamos sentar, conversar e traçar um projeto, isso nunca foi feito".

Lucimar de Avó, chefe do Serviço de Apoio, Diagnóstico e Terapêutico do HU disse que é preciso definir os papéis. "O principal foco é entender as demandas do município e da região, e assim, estabelecer quais os serviços serão realizados pela Prefeitura, pelo Hospital Universitário, pela Santa Casa, atendendo aquilo que o município precisa". 

Na próxima segunda-feira (13), o grupo fará a validação dos exames e discutirá as consultas e posteriormente cirurgias. "Vamos acertar esse protocolo para que as pessoas tenham uma reposta mais rápida. Espero que a racionalização do serviço diminua o tempo de fila de exames, consultas e cirurgias, no município", concluiu o secretário de Saúde.

 

Leia Também

Últimas Notícias