quarta, 29 de maio de 2024
Cidade

SBPC Indígena apresentará artesanatos, pinturas e fotografias dos povos do Brasil

Evento acontece no Campus São Carlos da UFSCar, de 12 a 18 de julho, durante a Reunião Anual da SBPC

11 Jul 2015 - 10h04
0 - 0 -

A partir deste domingo, quando começam as atividades da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), um dos destaques do evento é a SBPC Indígena. De 12 a 18 de julho, no Campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os participantes poderão contar com uma programação que envolve conferências, mesas redondas, assembleias e oficinas culturais, nas quais estarão reunidos pesquisadores indígenas e não-indígenas de mais de 30 etnias do Brasil. A programação está articulada com as demais atividades da Reunião e conta com um espaço próprio, a Tenda Indígena, localizada na área Norte do Campus, que sediará as assembleias e oficinas culturais durante a semana. 

Nas oficinas, os participantes poderão aprender sobre as pinturas corporais dos Pataxós com Ubiraci Silva Matos, que na segunda-feira apresentará os significados dos desenhos de seu povo e ensinará a pintura feita a partir de pigmentos extraídos da Natureza. Na terça-feira, o tema da oficina cultural será o artesanato dos Pataxós, sob a coordenação de Joci Pataxó, que ensinará a confecção de adornos corporais a partir das sementes de açaí, juerana e morototó, típicas da Amazônia. Já na quarta-feira, a estudante de Nutrição We'e'ena Índia Tikuna, da etnia Tikuna, irá realizar um bate-papo com os participantes sobre a alimentação indígena, resgatando os hábitos alimentares dos povos tradicionais brasileiros e as implicações no modo de vida. Na quinta, será a vez de Eri Manchinieri, da etnia Manchinieri, ministrar a oficina sobre musicalidades indígenas e apresentar ao público instrumentos e canções indígenas. Encerrando a programação de oficinas culturais, na sexta-feira Edgar Kanaikô, da etnia Xakriabá, contará suas experiências com a etnofotografia e técnicas de registro de imagens. As imagens de Kanaikô, que registrou expressões indígenas de diferentes povos brasileiros, estarão expostas na Tenda Indígena durante toda a semana.

As oficinas culturais acontecerão sempre das 8 às 10 horas, na Tenda Indígena. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinasbpcindigena@gmail.com, bastando encaminhar nome completo e nome da oficina de interesse, ou no momento da atividade, conforme a disponibilidade de vagas. Outras informações sobre a programação da SBPC Indígena, bem como orientações aos participantes e novidades sobre o evento podem ser acompanhadas em www.sbpc.ufscar.br.

PARTICIPAÇÃO

Para fomentar a participação de grande número de indígenas de todo o País, representando a diversidade cultural e linguística indígena, assim como as diferentes mobilizações e debates sobre direitos e inserção no Ensino Superior, os participantes indígenas, mediante autodeclaração, têm isenção da taxa de inscrição para a Reunião, além de hospedagem e refeições gratuitas durante os dias de evento. Equipes de acolhimento específicas farão a recepção dos participantes indígenas e oferecerão também apoio para a atenção à Saúde. 

A programação completa da SBPC Indígena pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br, onde também podem ser acompanhadas informações sobre os outros eventos que acontecem junto à Reunião Anual, como a SBPC Inovação, a SBPC Cultural e a SBPC Jovem. Os preparativos para a Reunião também podem ser acompanhados no Facebook, em www.facebook.com/sbpcsaocarlos.

 

Leia Também

Últimas Notícias