quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

São Carlos terá Olimpíada Estudantil para combater a dengue

13 Jun 2015 - 09h47
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas - Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas -

A cidade de São Carlos terá mais um aliado para combater a dengue, o Chikungunya e o Zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

No dia 19 de junho, às 9h, no museu municipal de São Carlos será lançada a 1ª Olimpíada Estudantil Municipal de São Carlos, aberta a toda comunidade.

Segundo Walter José Gualberto, diretor executivo nacional. Da BRINCANDO&EDUCANDO, o evento marcará o início de um projeto que envolverá alunos da rede de ensino e paralelamente agentes de saúde.

"Trata-se de uma tecnologia e metodologia inovadora que garante após sua aplicação 30% de redução de criadouros sem a utilização de nebulização, reduzindo em mais de 40% os gastos com a doença. Uma grande novidade para todos da região que se preocupa de fato com essas doenças", disse Gualberto.

 

DETALHES

Em uma entrevista exclusiva ao São Carlos Agora, Walter José Gualberto, idealizador do projeto, forneceu detalhes sobre o evento, que deverá terminar somente em novembro.

 

A ENTREVISTA

São Carlos Agora - Porquê São Carlos foi escolhida para sediar esta Olimpíada Estudantil?

Somos uma empresa de projetos educacionais e criamos uma tecnologia e metodologia para aplicação na rede de ensino fundamental e na saúde (coordenadores e agentes de saúde). A Prefeitura Municipel, através da Secretaria de Educação comprou esta tecnologia e a metodologia.

 

SCA - Quem pode participar? Quantas pessoas estão envolvidas?

Walter José Gualberto - A participação será para todos os munícipes. Estarão envolvidas as Secretarias da Educação e Saúde

 

SCA - Qual a finalidade deste evento? Qual é seu tempo de duração?

Gualberto  - A finalidade é prevenção, controle e combate a dengue, chikungunya e o zika vírus. Final da Olimpíada será em novembro no dia nacional de combate a dengue.

 

SCA - Qual tecnologia e metodologia é utilizada? Como chegaram a este resultado?

Gualberto  - A tecnologia e a metodologia foram criadas após vários testes de laboratórios.

 

SCA - Como pode assegurar a eficácia em sua aplicação?

Gualberto  - Já aplicamos em outros municípios.

 

SCA - A dengue é conhecida de todos e o que ela causa. O que é a chikungunya e o zika vírus?

Gualberto  - O mesmo mosquito que transmite dengue, transmite chikungunya, febre amarela urbana e o zika vírus.

  • DENGUE - A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três. A doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte.A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.
  • ZIKA VÍRUS. O zika vírus foi isolado pela primeira vez em 1947 a partir de amostras em macacos Rhesus na floresta Zika, em Uganda. Ele é endêmico no leste e oeste africanos e, no continente americano, foi identificadona Ilha de Páscoa, território chileno,no início de 2014, segundo o Ministério da Saúde. É uma doença viral que passa sozinha, em geral, após até sete dias. Ela se caracteriza por febre, dores musculares, manchas vermelhas no corpo, inchaço nas extremidades, e dor atrás dos olhos, que também podem ficar vermelhos. A transmissão se dá por meio da picada do mosquito Aedes aegypti e há um período de incubação de cerca de quatro dias. O tratamento é baseado no uso de paracetamol para febre e dor. Não há registros de óbitos causados pela doença. Também não há vacinas contra ela. As medidas de prevenção são semelhantes às da dengue e da chikungunya.
  • CHIKUNGUNYA Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. Seus sintomas são semelhantes aosda dengue: Febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local. A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa "aqueles que se dobram" no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o "andar curvado".

 

SCA - Essas doenças podem ser fatais?

Gualberto  - Sim, pode ser fatais quando não cuidadas.

 

Leia Também

Últimas Notícias