quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

São Carlos tem a maior proporção de professores de educação física da região

28 Ago 2010 - 10h08Por Redação São Carlos Agora

Na última quarta-feira (25), a Secretaria de Educação de São Carlos realizou reunião com a comissão de professores efetivos de educação física para reorganizar a oferta da disciplina em toda a rede municipal. Essa comissão vem discutindo desde julho novos formatos para oferecer a educação física, principalmente na educação infantil, que compreende crianças de idade até 5 anos.

“Partindo do pressuposto de que o foco da Secretaria de Educação é o pleno desenvolvimento dos alunos, faz-se necessário discutir novas proposta de aulas de educação física, organizar as atividades de acordo com a faixa etária a ser atendida, bem como a carga horária semanal”, explicou a secretária de Educação, Lourdes Moraes.
A disciplina de educação física é componente obrigatório da grade curricular do Ensino Fundamental com carga horária de duas aulas semanais por série/ano, conforme Resolução do Conselho Municipal de Educação 003/2009.

Embora não seja obrigatória, a rede municipal de ensino de São Carlos oferece aulas de educação física também na educação infantil, além de estar presente nos programas e projetos da Secretaria de Educação, como Recreação, Escola Nossa, Educação Física Adaptada, que visam à promoção social das crianças e adolescentes.

Segundo a secretária de Educação, se a educação física fosse oferecida apenas no ensino fundamental, seriam necessários 23 professores, que trabalham 20 horas semanais, para cumprir as 464 horas/aula por semana obrigatórias. Hoje, a rede municipal possui 91 professores efetivos totalizando 1.820 horas, exceto os aditamentos.

De acordo com levantamento da Secretaria de Educação feito na rede municipal de educação de cidades da região, São Carlos é a que conta com o maior número de professores efetivos na área de educação física. Há um profissional para cada 149 estudantes, em Rio Claro a relação é de 1 professor para 307 e Araraquara 1 para 513.

“É política da administração municipal a valorização dos profissionais da educação, tendo como prioridade a contratação de professores efetivos, visto que são figuras importantes para que as escolas possam dar continuidade aos seus projetos pedagógicos”, disse Lourdes.

Além de aumentar o quadro de docentes, a Prefeitura também investe na formação continuada desses profissionais. Neste ano, além das reuniões específicas da área de educação física, foi realizada uma capacitação intitulada “Educação Física na Educação Infantil”.

Leia Também

Últimas Notícias