terça, 05 de março de 2024
Cidade

São Carlos sediou oficina de incentivo ao parto natural

28 Jul 2010 - 11h32Por Redação São Carlos Agora

Para sensibilizar profissionais de saúde que atuam na Rede de Cuidados de Atenção à Mulher sobre os benefícios do parto natural, São Carlos sediou na terça-feira (27), no auditório do Departamento de Medicina da UFSCar, a oficina“Sensibilização dos profissionais da Atenção Básica para o Empoderamento da Mulher no Ciclo Gravídico Puerperal” com a participação de 60 profissionais de saúde de seis municípios da região.

O evento, segundo Maria Tereza Claro, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da Secretaria Municipal de Saúde, é parte do projeto aplicativo desenvolvido no curso de Gestão da Clínica Ampliada em Rede, do Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a Diretoria Regional de Saúde III e as Secretarias de Saúde de Ibaté, Dourado, Ribeirão Bonito, Descalvado, Porto Ferreira e São Carlos. “A meta é o fortalecimento das equipes da Atenção Básica para o desenvolvimento de ações de orientação às gestantes incentivando o parto natural e, consequentemente, diminuindo os altos índices de partos cesáreas em nossa região”, explica a diretora.

Em São Carlos, segundo dados do Departamento de Regulação e Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizados no ano passado na Santa Casa de Misericórdia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) 751 partos normais e 931 cesáreas. No mesmo ano, por outros convênios, foram realizados 101 partos normais contra 1.295 cesáreas.

Leia Também

Últimas Notícias