quinta, 30 de maio de 2024
Cidade

São Carlos receberá exposição do Projeto Portinari - Arte Itinerante

A iniciativa é do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)

24 Jul 2015 - 21h16
0 - 0 -

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do coordenador de Artes e Cultura, Roberto Mori Roda, recebeu em seu gabinete na última semana, o diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Tito José Bonagamba, para acertar os detalhes da vinda de uma exposição de réplicas das obras do maior pintor brasileiro, Candido Portinari.

A Exposição faz parte do Projeto Portinari – Arte Itinerante, coordenado pelo Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social da entidade e tem como objetivo democratizar o acesso às obras do artista. Durante o período da Exposição serão realizadas oficinas de arte-educação com alunos das redes municipal e estadual de ensino, utilizando diversas técnicas e linguagens da arte como forma de ampliar o diálogo e aproximar esse público ao acervo de Portinari de maneira reflexiva, criadora e lúdica. Também serão realizados seminários direcionados aos educadores.

Com a criação de réplicas digitais de alta qualidade das obras de Portinari, o Núcleo de Arte Educação e Inclusão Social do Projeto montou várias exposições temáticas como “O Brasil de Portinari”, “Portinari – Arte e Ciência, “Guerra e Paz”, “Drummond – Portinari – Poesia e Pintura”, “Tempo Portinari”, “Portinari, Imagens do Brasil”, “Portinari – o Pintor da Paz” e “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, que virá para São Carlos.

“Para consolidar nossa parceria com a comunidade são-carlense e da região, nos do IFSC/USP, solicitamos ao professor João Candido Portinari, filho do grande pintor brasileiro Candido Portinari e Cidadão Honorário de São Carlos, a realização de uma exposição do artista aqui na nossa cidade. Para isso contamos com o apoio do professor Sérgio Mascarenhas, fundador do IFSC/USP, amigo de João Candido Portinari. Em função da enorme gentileza e do grande carinho que o professor tem pela nossa cidade, fomos agraciados com a realização da Exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, contou Bonagamba.

O diretor do IFSC/USP disse, ainda, que também vai convidar a Diretoria de Ensino para participar do projeto. “Neste primeiro momento estamos fazendo contato com a Prefeitura, porém nossa intenção é que mais órgãos públicos sejam nossos parceiros, como as escolas estaduais do município”. 

Roberto Morte Roda, coordenador de Artes e Cultura, disse que além da pasta da Cultura, outras secretarias municipais também vão ser convidadas a participar do projeto, como as secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. “A intenção é que a Exposição seja montada no Teatro Municipal, local onde o IFSC/USP já realiza os Concertos USP em parceria com a Prefeitura, porém ainda vamos fazer visitas técnicas em outros locais públicos”, finaliza.

“Vamos levar todos os alunos da rede municipal de ensino para conhecer parte do acervo desse artista que muito contribuiu com sua obra para que o Brasil fosse reconhecido internacionalmente nas artes plásticas”, afirmou o prefeito Paulo Altomani.

A Exposição do Projeto Portinari deve ficar em São Carlos de 21 de setembro a 28 de outubro.

IFSC/USP - O IFSC/USP, desde 2014, vem ampliando as ações de aproximação à sociedade, com ofertas de palestras, cursos e visitas guiadas para estudantes do ensino fundamental e médio e educadores. Também adicionou cultura e arte às atividades de divulgação científica, estabelecendo uma parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), por meio do professor Rubens Russomano Ricciardi, para a realização de uma série de concertos mensais no auditório Sérgio Mascarenhas. Em função do grande sucesso de público, o IFSC/USP e o DM-FFCLRP/USP, em 2015, em parceria com a Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura transferiram os concertos para o Teatro Municipal, na série intitulada Concertos USP /Prefeitura Municipal. 

Leia Também

Últimas Notícias