quarta, 28 de fevereiro de 2024
Cidade

São Carlos iniciou 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

12 Abr 2017 - 22h08
0 - 0 -

A Campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, através da Vigilância Epidemiológica (Vigep), teve início na última segunda-feira (10) e acontecerá em cinco etapas divididas por grupos de risco. São Carlos pretende vacinar 65 mil pessoas e até o momento, não registrou nenhuma notificação da doença.

Na primeira etapa foram vacinados apenas trabalhadores da saúde que atuam nos hospitais. A segunda etapa terá início na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, e vai imunizar as pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde em geral de todas as unidades de saúde do município (serviço público e privado), além de profissionais da área como nutricionistas, psicólogos, médicos, entre outros profissionais.

Na terceira etapa que terá início em 24 de abril serão vacinadas contra a gripe as gestantes, mães puérperas, crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos e os indígenas.

A partir do dia 2 de maio inicia-se a quarta etapa de vacinação para pacientes portadores de doenças crônicas, problemas respiratórios, cardíacos, pacientes renais crônicos e transplantados.

Também serão incluídos para a vacinação contra a gripe, neste ano, na quinta etapa, a partir do dia 8 de maio, os professores das escolas públicas e privadas.

 

Dia D - Neste ano o dia "D", Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra Influenza será realizado no sábado, 13 de maio, quando todas as unidades de saúde do município estarão abertas para vacinação de todos os grupos das 8h às 17h.

Luciana Melo, enfermeira da Vigep orienta que mesmo as pessoas que receberam a vacina contra a gripe no ano passado devem ser vacinadas novamente em 2017. A vacina é segura, mas contraindicada para pessoas com alergia severa a ovo. "Os maiores benefícios da vacinação contra a gripe é evitar a infecção respiratória aguda na temporada de gripe causada pela circulação de H1N1 que normalmente ocorre no mês de julho. O nosso organismo necessita de um período para responder imunologicamente e a vacinação ajuda a proteger principalmente os grupos de pessoas vulneráveis ou que possuem baixa imunidade em relação", disse Luciana Melo.

 

Influenza 2017 - A composição da vacina de Influenza muda todo ano porque os vírus da gripe passam por mutações frequentes. Todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centro sentinela distribuídos em todo o mundo.

A vacina Influenza trivalente de 2017, contém os seguintes vírus: Influenza a (H1N1), subtipo Michigan/45/2015; Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014 e Influenza B, subtipo Brisbanel 60/2008.

 

Leia Também

Últimas Notícias