sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

São Carlos está entre as 50 cidades paulistas com menor exposição a crimes violentos, diz Instituto Sou da Paz

Municípios da região do mesmo porte aparecem atrás da Capital da Tecnologia.

23 Abr 2021 - 09h54Por Redação São Carlos Agora
Imagem Ilustrativa - Crédito: arquivo pessoalImagem Ilustrativa - Crédito: arquivo pessoal

Um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz e divulgado nesta quinta-feira (22) coloca São Carlos na 32ª posição entre as cidades com mais de 50 mil habitantes mais seguras do estado em 2020.

O Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). Quanto menor a taxa, menos a população está exposta a crimes como latrocínio e homicídio, por exemplo.

São Carlos  teve IECV de 4,98, com as seguintes notas nos três sub itens: IECV vida de 4,32, e IECV de dignidade sexual 7,35 e IECV de patrimônio de 3,49. 

Municípios da região do mesmo porte aparecem atrás de São Carlos. Araraquara está na 42ª posição com IEVC geral de 5,36 e Rio Claro aparece 92ª posição com taxa de IEVC geral de 7,88. 

Cidades litorâneas como Mongaguá, Ubatuba e Peruíbe seguem entre as piores do ranking; Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e São José do Rio Pardo seguem entre as cinco menores expostas à violência no estado

“Ano de pandemia, 2020 foi um ano muito peculiar e é compreensível a redução da violência contra o patrimônio, por conta da redução da circulação de pessoas, e também os crimes sexuais, já que a maioria desses crimes acontecem em casa e o isolamento social dificulta a denúncia pelas vítimas”, comenta Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz. “Já os crimes contra a vida cresceram e as cidades e o estado de São Paulo têm na mão a oportunidade de entender o que está por trás desse aumento para atacarem o problema da criminalidade violenta”, comenta.

Dados completos de cada cidade pode ser consultados neste link.

Leia Também

Últimas Notícias