domingo, 25 de fevereiro de 2024
Cidade

São Carlos é destaque no jornal Brasil Econômico

Artigo ressalta modelo exemplar adotado pelo município

01 Set 2010 - 18h41Por Redação São Carlos Agora

A edição desta quarta-feira 1º do jornal Brasil Econômico traz reportagem de duas páginas sobre a Parceria Público-Privada (PPP) para a coleta de lixo em São Carlos. O diário econômico ressalta que a parceria combina o serviço da empresa com cooperativas de catadores.

O prefeito Oswaldo Barba lembrou a importância da parceria para a construção do novo aterro sanitário do município. “Temos um sistema de coleta e destino final tradicional. Só que nosso aterro está no fim da vida e o problema é o custo estimado de R$ 18 milhões. Como não dispúnhamos desse recurso, a saída foi fazer uma PPP”, explicou Barba. 

A edição traz ainda artigo de Mário Peixoto de Oliveira Netto, especialista em direito público do escritório Oliveira & Zago Advogados. “A economia de recursos públicos ocorre pelo pagamento de um valor fixo por coleta e tratamento, abandonando o velho modelo que liga o valor à quantidade de lixo. A empresa que quiser lucrar mais terá de incentivar a reciclagem e o consumo sustentável”, pontuou o autor. 

“O projeto de São Carlos foi avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que o aprovou e, devido à real diminuição de gastos para o município, sugeriu-o como exemplo a ser seguido”, concluiu Mário Peixoto.

Leia Também

Últimas Notícias