sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

São Carlos é bem avaliada em estudo sobre destinos turísticos

10 Ago 2010 - 18h00Por Redação São Carlos Agora

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Secretaria de Turismo de São Paulo e o Sebrae Nacional, apresentaram nesta terça-feira (10), em São Paulo, o resultado do estudo de competitividade de 16 destinos turísticos do Estado de São Paulo. Nesse estudo São Carlos apresentou nota 58, acima da média Brasil (54) e apenas abaixo da média das cidades capitais (61,9).

O estudo é composto por 13 dimensões, 62 variáveis e cerca de 600 perguntas, capazes de captar dados primários e secundários sobre a atividade turística nos destinos pesquisados.

O estudo mede a capacidade dos destinos de gerar negócios, nas atividades relacionadas com o setor de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva. "O resultado nos anima a trabalhar para melhorar ainda mais São Carlos enquanto destino turístico", disse José Eduardo Araújo, diretor de Fomento ao Turismo.

Os temas abordados na pesquisa foram infraestrutura urbana, capacidade de atendimento médico, segurança ao turista, acesso aéreo, rodoviário, proximidade aos grandes centros emissores, sinalização turística, existência de centro de eventos, capacidade de receptivo e atrativos culturais. Também foram verificadas a participação das cidades em feiras e eventos e elaboração de plano de marketing.

Os municípios pesquisados são: Aparecida, Atibaia, Bananal, Brotas, Campos do Jordão, Cananéia, Guarujá, Iporanga, Itu, Panorama, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Sebastião e São Vicente. A metodologia é a mesma adotada no estudo realizado nos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional.

“A ampliação do estudo de competitividade para municípios paulistas demonstra a relevância de São Paulo para o turismo brasileiro”, disse o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Carlos Silva.

Caminho certo – Para o assessor de Projetos Especiais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, São Carlos está no caminho certo quando não mede esforços para investir em turismo. "Fico muito contente com esses resultados, isso é uma vitória e demonstra que o trabalho sério, com planejamento, com pessoas capacitadas, com parcerias e com visão de futuro é fundamental para posicionar nosso município como um polo regional e nacional de turismo”, afirma.

Na opinião do prefeito Oswaldo Barba o estudo de competitividade é uma ferramenta importante para auxiliar o planejamento estratégico do turismo regional. "Esse resultado demonstra o acerto das políticas públicas de turismo implantadas desde 2001 e mantidas pelo nosso governo, que buscam o desenvolvimento sustentável do turismo. Vamos seguir investindo e melhorando ainda mais esses resultados nas próximas avaliações”, destaca. O estudo também proporciona melhores investimentos no setor de turismo com recursos do governo federal.

Serviço – Os dados detalhados sobre o estudo serão apresentados na próxima segunda-feira (16), às 18 horas, durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo, que acontecerá no Centro Integrado de Turismo (CIT).

Leia Também

Últimas Notícias