quarta, 24 de abril de 2024
Cidade

São Carlos aguarda orientação sobre suspensão da campanha de vacinação contra a raiva

20 Ago 2010 - 18h57Por Redação São Carlos Agora

A Secretaria Estadual de Saúde decidiu suspender na quinta-feira (19), em todo o Estado a campanha de vacinação contra a raiva porque cães e gatos tiveram fortes reações após serem imunizados. Dos 122 mil animais vacinados, 567 tiveram reação a vacina. Em 38 % dos casos essas reações foram consideradas graves, 4 gatos e 2 cachorros morreram. Os animais que mais sofreram foram os de pequeno porte como os gatos e cães, com menos de 6 quilos. Entre as reações apresentadas os bichos ficam tristes, sem apetite, podem apresentar dificuldades respiratórias, convulsões e hemorragia.

A Secretaria Estadual de Saúde encomendou uma análise ao laboratório Pasteur para determinar a causa das mortes. Em pelo menos um caso, o gato que morreu foi examinado e ficou comprovado choque anafilático. A vacina que estava sendo aplicada é a mesma utilizada em lojas de animais e estava sendo aplicada na rede pública pela primeira vez.
“Se o gato ou cachorro apresentar comportamento diferente como parar de andar, perda de apetite ou deixar de tomar água deve ser levado ao veterinário”, orienta Guilherme Marrara coordenador da Divisão de Zoonoses de São Carlos.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informa que está aguardando novas orientações tanto do Ministério da Saúde, bem como, da Secretaria Estadual de Saúde sobre novas decisões da vacinação contra a raiva no estado de São Paulo.

A Divisão de Zoonoses de São Carlos pretende imunizar 32 mil animais na campanha que está programada, inicialmente, para os dias 18 e 25 de setembro em cerca de 40 postos de vacinação que serão montados em diversos bairros da cidade.

Assessoria Prefeitura Municipal

Leia Também

Últimas Notícias