quinta, 30 de junho de 2022
Cidade

Santa Casa e Prefeitura inauguram Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco

23 Nov 2017 - 19h13
Santa Casa e Prefeitura inauguram Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco -

A Santa Casa de São Carlos, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na manhã desta quinta-feira (23), o Ambulatório Materno-Infantil de Alto Risco Rinaldo Pucci, homenagem realizada ao provedor do hospital entre 1999 e 2006.

O Ambulatório recebe gestantes de alto risco que são identificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por meio de um protocolo referenciado pelo médico do pré-natal, que mostra se a gravidez está fugindo da normalidade, no local passam por uma série de exames e avaliação da vitalidade fetal e função placentária. O ACEG (Ambulatório de Cuidados Especiais em Gestação) e o SAIBE (Serviço de Acompanhamento e Intervenção Neonatal Precoce em Bebês de Alto Risco), serviços que são pilares do atendimento materno-infantil de alto risco, agora fazem parte do Ambulatório.

É considerada gestação de alto risco aquela em que a saúde da mãe e/ou do feto ou recém-nascido tem maiores chances de ser atingida que as da média da população considerada. Entre as principais patologias das gestantes de alto risco estão: anemia, diabetes, hipertensão, AIDS, Infecções Sexualmente Transmissíveis, problemas neurológicos e, principalmente, idade avançada. Já o SAIBE fecha o ciclo recebendo e atendendo os bebês de alto risco (prematuro, baixa nota de apgar ao nascer) de São Carlos e mais seis cidades da região, logo após receberem alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal ou do berçário intermediário (semi-intensivo).

De acordo com o provedor, Antônio Valério Morillas Júnior, a Santa Casa está predisposta a manter uma longa e frutífera parceria com a Prefeitura na perspectiva de melhoria do cuidado e a atenção à saúde na cidade e na região. "É nesse caminho que a mesa administrativa pretende seguir, numa visão empreendedora em que se investe em tecnologia para priorizar o atendimento à saúde na região, mas não se esquece de que o acolhimento humanizado, adequado e responsável dos pacientes e familiares está no centro das atenções", afirma o provedor.

O secretário de Saúde, Caco Colenci, agradeceu a parceria com a Santa Casa e anunciou que em breve mais serviços estarão à disposição da população. "Já estamos em tratativas com a Santa Casa e para o próximo ano pretendemos instalar o Ambulatório de Urgências Relativas, o Centro Oncológico de São Carlos, a Sala do Pézinho e a Casa da Gestante", revelou Colenci.

Segundo Humberto Hirakawa, médico coordenador da Maternidade da Santa Casa de São Carlos, são realizados 300 partos por mês de gestantes de São Carlos e região. "Perto de 10% desse número são atendidas pelo ACEG. Perto de 1.200 recém-nascidos prematuros passam pela UTI Neonatal nesse período, posteriormente recebem atendimento, por até dois anos, no SAIBE".

Hirakawa ressaltou, ainda, que o ACEG criado em 2000 e SAIBE logo depois em 2001, são serviços da Rede Básica de Saúde da Prefeitura de São Carlos em parceria com a Santa Casa. "O ACEG já prestou perto de 100 mil atendimentos às gestantes de Alto Risco e o SAIBE contabilizou perto de 50 mil atendimentos aos bebês oriundos da UTI Neonatal", finalizou o coordenador da Maternidade.

O médico Daniel Bonini, diretor Superintendente da Santa Casa, disse acreditar no Sistema Único de Saúde (SUS). "Com parcerias é possível e viável fazer um bom trabalho no SUS, oferecendo serviços em saúde com responsabilidade social, comprometida com a humanização".

Lucão Fernandes, vereador, na ocasião representando a presidência da Câmara Municipal, disse que a maioria dos vereadores destinou emenda parlamentar para a Santa Casa. "Na última sessão aprovamos as emendas, totalizando R$ 600 mil, agora vamos repassar para que a Prefeitura faça a liberação dos recursos", comunicou o presidente da Comissão de Saúde do Legislativo.

Já o prefeito Airton Garcia garantiu que em saúde não existem gastos e sim investimentos. "Investimento na área da saúde é o melhor que o município faz. No próximo ano, se tivermos condições, vamos repassar ainda mais recursos para que as parcerias possam ser ainda maiores", anunciou Airton Garcia.

 

Leia Também

Últimas Notícias