terça, 05 de março de 2024
Cidade

Santa Casa de São Carlos recebe 20 novos alunos de Medicina da Universidade Brasil

11 Jan 2017 - 06h07Por Redação
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Cerca de 20 alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil de Fernandópolis iniciaram nesta segunda-feira, 9, as atividades do Internato Hospitalar, que representa o estágio que o aluno realiza no último ano de graduação.

Os 20 alunos farão o Internato Hospitalar por um período de um ano e o hospital espera melhorar o serviço de atendimento à população, já que ao lado dos preceptores (médicos que promovem a discussão clínica dos pacientes) esse grupo terá oportunidade de analisar o quadro clínico dos pacientes internados no hospital.

 "O internato hoje tem aproximadamente 20 alunos da UFSCar e agora estão chegando mais 20. Eles vêm para aprender e participar de algumas cirurgias, consultas, visita a leitos e outros serviços no hospital", disse Paulo Roberto Sobreira Beatrice, Procurador Administrativo da Mesa Administrativa da Santa Casa.

É o terceiro ano que a Santa Casa desenvolve este programa de ensino e André Mascaro, analista do Departamento de Ensino sublinhou que com o desenvolvimento do programa nestes três anos possibilitou a nova parceria.

"A busca pela certificação de ensino faz com que a Santa Casa crie também novas parcerias que é o que está acontecendo nesse momento, com a Universidade Brasil. Com isso nós passamos a 2017 a ter alunos de duas universidades".

De antemão o analista também confirmou que o número de internos na Santa Casa pode aumentar. "Este ano a Santa Casa pode chegar a cem alunos, isso faz com que o paciente chega a ser assistido durante o dia todo, talvez até 24h, aumenta a qualidade de atendimento da Santa Casa. Essa preocupação dos alunos em estarem preocupados com o paciente faz com que a população se beneficie", informou.

Departamento de Ensino

Com a vinda desse grupo o Departamento de Ensino da Santa Casa amplia sua atuação, sendo responsável pelos programas de Residência Médica nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia geral, Ortopedia, Pediatria e cancerologia; como também responsável pelo Internato Hospitalar dos alunos de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Brasil de Fernandópolis.

Atua ainda na elaboração e controle dos estágios dos alunos de Enfermagem do curso técnico de quatro escolas de São Carlos e de graduação da UFSCar.

Além de ser o departamento responsável por todos os contratos da Santa Casa com as instituições de ensino.

Expectativa

Rodolfho Kairala de 24 anos é um dos novos internos e já deu uma olhada no cronograma e percebeu que aprenderá novas práticas médicas. "Temos bastantes ambulatórios e especialidades que não tivemos contatos nenhum até hoje durante a faculdade porque o serviço em Fernandópolis é mais limitado", disse o estudante natural de Franca (SP).

"Nós estamos tendo a oportunidade de estar em São Carlos que tem o fluxo maior de paciente e uma complexidade maior no atendimento ao paciente. Tudo isso enriquece nossa formação porque são setores e áreas que nós não teríamos oportunidade de ver em Fernandópolis e vivenciar tudo isso vai ajudar na nossa formação daqui para a frente", contou.

Para o vice coordenador do Departamento de Ensino, André Giuti os alunos terão oportunidade de se depararem com quadros clínicos complexos o que irá enriquecer a formação acadêmica deles.

Leia Também

Últimas Notícias