sexta, 29 de março de 2024
Cidade

Santa Casa consolida Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos

01 Mai 2015 - 13h54
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A Santa Casa de São Carlos consolidou a Comissão Intra-hospitalar de Transplante de Órgãos com assinatura de convênio entre Estado, Município e hospital. O evento ocorreu no final da manhã de hoje, 30, às 11h30, no Auditório da instituição.

Com o contrato o hospital passa a receber R$ 10 mil mês para estruturação do trabalho da equipe médica e de enfermagem, como também promover campanhas educativas sobre a importância da doação de órgãos e tecidos humanos.

O ato contou com a presença da diretora da Central de Transplantes Regional, Cláudia Wolf, que coordena o segmento de captação e transplante no interior paulista. O evento teve ainda a presença do secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Carlos Fernandes da Cruz, o Lucão, do coordenador da Comissão de Doação de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Carlos, Ivan de Manzano Linjardi e o vice provedor Marco Nagliati.

Na avaliação de Cláudia, a adesão da Santa Casa ao Programa Paulista de Apoio às Comissões Intra-Hospitalares de Transplante da Secretaria de Estado da Saúde indica que o hospital tem infraestrutura física e equipe qualificada para se tornar um centro de captação de órgãos e tecidos na região. "A doação de órgãos é um tema delicado que precisa ser trabalhado através de campanhas educativas, que promovam o esclarecimento à população", ressaltou.

Nagliati reforçou a relevância da Santa Casa no Estado dentro da perspectiva de promover a captação. "O nosso objetivo é diminuir a angústia de quem está na fila de espera por um transplante. Consolidar esta Comissão é uma etapa significativa na história da Santa Casa. A proposta é que este convênio seja uma etapa inicial de um projeto maior, que inclui, em um futuro próximo, que o hospital seja credenciado para fazer transplante de órgãos", ressaltou.  

A Comissão visa uma melhor organização no processo de captação de órgãos, melhor identificação dos potenciais doadores, abordagem mais adequada de seus familiares, melhor articulação do hospital com a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos no Brasil.

Para Petrilli, a assinatura desse convênio é um passo importante na ampliação qualitativa e quantitativa de captação de órgãos no interior do estado. "O convênio é um incentivo para os hospitais do interior paulista e a Santa Casa felizmente está entre os escolhidos para ser um centro de captação".

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, relembrou que em 2013 buscou parceria com uma empresa de ônibus e conseguiu que esta fizesse o transporte das córneas captadas em São Carlos para Ribeirão Preto. "Neste momento a Santa Casa iniciava a retirada de córneas e este transporte, conquistado através de uma parceria com uma empresa, levava as córneas para Ribeirão, onde existe o banco de órgãos. Hoje, com essa verba de manutenção do Estado será possível expandir este trabalho na nossa cidade. Esta conquista da Santa Casa tem o empenho e o apoio da Câmara", destacou Lucão.

Linjardi, que está à frente da Comissão, ressaltou a importância do convênio com o Estado, dento em vista que a verba irá proporcionar a criação de campanhas efetivas na conscientização da população. "Talvez seja um dos entraves mais significativos para o sucesso da doação o esclarecimento sobre o procedimento da captação de órgãos junto às famílias de potenciais doadores. A difusão da informação irá quebrar tabus e promover a relevância do ato de doar, que passa pela solidariedade e amor ao próximo", finalizou

O evento contou com os vereadores Rodson Magno do Carmo, Walcinyr Bragatto, Laíde Simões e Cidinha do Oncológico. Participaram também as enfermeiras Maria Thereza Lazzarini e Cibele de Lourdes Rubert que fazem parte da Comissão. Marcaram presença o diretor Clínico da Santa Casa, Walter Konig e o médico hospitalista, José Carlos Bonjorno Junior.

A Mesa Administrativa da Santa Casa contou com a presença de Estevam Luiz Muszkat, Romeu Rodrigues, Alberto Antonio Ivo de Medeiros, Kleber Jorge Savio Chicrala, Paulo Roberto Sobreira Beatrice, José Horácio Fabri Petrilli, Hernani Ramos Moretti e Rangel Moreira Gregório

Leia Também

Últimas Notícias